Secretarias Estaduais de Educação do Centro-Oeste debatem estratégias de recomposição da aprendizagem
Revisa Goiás e Portal NetEscola foram os destaques de Goiás no 1° Encontro de Secretários Estaduais de Educação do Centro-Oeste, realizado em Goiânia nos dias 8 e 9 de agosto
Desafios, sucessos e estratégias sobre a recomposição da aprendizagem foram apresentados durante o 1° Encontro de Secretários Estaduais de Educação do Centro-Oeste, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Goiânia.
A diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, destacou como a rede pública em Goiás se planeja para que a recomposição seja mais que uma simples reposição. “Pensamos em trabalhar o currículo goiano a partir da priorização, que significa olhar para dentro do corte temporal e bimestral, analisando as nossas habilidades essenciais para construir ações que preenchessem as lacunas de aprendizagem”, explicou.
Com intencionalidade e planejamento foram desenvolvidos instrumentos para analisar as necessidades dos estudantes, como o Revisa Goiás, caderno de atividades elaborado bimestralmente focado em Língua Portuguesa e Matemática, no qual professores e alunos refletem e realizam juntos as atividades que são propostas de acordo com as habilidades ano/série.
“Hoje também temos o portal NetEscola, plataforma que consegue conversar com todos. Ali tem informações sobre a alimentação escolar, aulas específicas de recomposição, além de monitorar o desempenho dos estudantes”, destaca Alessandra.
Outra iniciativa da Seduc citada pela diretora pedagógica foi o programa Ouvir e Acolher, que oferece assistência psicossocial para cerca de 500 mil alunos e 50 mil servidores da rede estadual de ensino. A ação vem apresentando resultados significativos em casos de ansiedade, depressão e bullying nas escolas.
Para Alessandra, tudo o que tem sido feito em prol da recomposição da aprendizagem na rede pública estadual são estratégias que “fazem a diferença, engajam e conversam melhor com as escolas”.
Práticas inovadoras
Assim como em Goiás, as demais secretarias estaduais de Educação do Centro-Oeste têm apresentado práticas inovadoras para a recomposição da aprendizagem. No Mato Grosso foi implantado o Alfabetiza MT, programa realizado em regime de colaboração entre o Estado e os municípios para apoiar gestores e equipes escolares das redes na melhoria do processo de alfabetização.
As metas e objetivos são articuladas por meio de institucionalização, avaliação e monitoramento, criação de material didático, desenvolvimento de capacidades, comunicação e engajamento, articulação e mobilização e criação de incentivos.
No Mato Grosso do Sul elabora-se e disponibiliza-se para as escolas da rede estadual de ensino novo documento norteador intitulado Organizador Curricular, onde é ofertada a formação de professores com ênfase na análise de dados educacionais e avaliação para a aprendizagem.
Outra iniciativa do Estado é o Assessoramento Pedagógico para dar suporte às escolas, com ações envolvendo todas as coordenadorias da Superintendência de Políticas Educacionais.
Já no Distrito Federal foram realizados a organização curricular, diagnóstico inicial, vivências de acompanhamento do Ensino Fundamental e Fórum de Ensino Fundamental. Todas essas ações que colaboram para a recomposição da aprendizagem.
Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Alexandra Rita