Encontro de secretários estaduais de Educação do Centro-Oeste debate avanços na educação brasileira

Evento está sendo realizado em Goiânia nesta quinta e sexta-feira e reúne mais de 200 técnicos. Também estão sendo debatidos os desafios e apresentadas experiências exitosas de cada Estado

Secretários estaduais de Educação de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal participam nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de agosto, do I Encontro da Região Centro-Oeste do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação).

O evento está sendo realizado no K Hotel, em Goiânia, e tem como objetivo promover um espaço de diálogo e colaboração entre os Estados para discussão e compartilhamento de estratégias, desafios e bons resultados em quatro áreas fundamentais da educação: Formação de Professores e Recomposição da Aprendizagem; Gestão Pedagógica e as Tecnologias Educacionais; Gestão de Pessoas e Gestão Administrativo-Financeira.

O encontro conta com a participação de gestores escolares, coordenadores regionais de Educação e de técnicos das quatro secretarias de Educação. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, que ressaltou a importância do evento para aprofundar as discussões sobre problemas em comum enfrentados pelos Estados do Centro-Oeste.

Troca de experiências
Anfitriã do evento, a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou que o encontro marca a implantação de uma nova metodologia de trabalho, com a presença de mais de 200 técnicos em um evento realizado pela primeira vez no país. “Estamos reunidos aqui para inovar em uma troca de experiências muito produtiva. E todos nós temos em comum o desafio de transformar a educação em nossos Estados”.

O vice-governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha), também frisou o ineditismo do encontro. “É um fato histórico que será fundamental para discutirmos avanços e encontrar caminhos e soluções juntos, colaborando para a melhoria regional e também do cenário nacional”.

Alan Porto, secretário estadual de Educação do Mato Grosso, salientou que a Educação é feita de trabalho em cooperação e diálogo e, nesse sentido, o encontro em Goiânia permite compartilhar as melhores experiências para motivar os educadores e garantir um ambiente escolar mais adequado. “O momento é de responsabilidade e estamos tendo uma oportunidade única de discutir as boas práticas de cada Estado para integrar iniciativas e implementá-las”, concluiu.

Desafios em comum
Já Hélio Queiroz Daher, secretário estadual de Educação do Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consed pela região Centro-Oeste, considerou o evento muito positivo porque se trata de Estados com realidades muito parecidas e o encontro colabora para integrar e desenvolver políticas públicas que possam avançar na aprendizagem e na qualidade do ensino ofertado pelas redes estaduais.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal, comentou que as crianças não podem esperar mais por uma educação de qualidade. “Essa demanda é mais do que urgente e esse encontro de secretários é uma iniciativa que vai colaborar muito para que possamos pensar novos caminhos para objetivos em comum”.

No primeiro dia do encontro, um dos pontos altos da programação foi a palestra ‘Liderança Pedagógica’, com o professor Renato Casagrande. Doutorando em Educação, ele é estudioso e pesquisador de temas ligados à área e em desenvolvimento profissional.

O professor abordou, entre outros temas, a saúde mental de alunos e professores, gestão e liderança educacional e as mudanças que estão por vir com a inteligência artificial (IA). Segundo ele, o professor precisa aprender com a IA. “É uma obrigação moral, por que do contrário, ele estará excluindo seus alunos da evolução da sociedade e colaborando para a evasão escolar”.

Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira e Alexandra Rita

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo