Encontro com prefeitos e secretários de Educação reforça compromisso com alfabetização na idade certa
Evento foi realizado no auditório da Seduc/GO e contou com a presença da secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli
Prefeitos e secretários de Educação de vários municípios goianos participaram nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de julho, de um encontro com a secretária Fátima Gavioli e a equipe do programa AlfaMais Goiás.
Durante o evento, realizado no auditório da Seduc/GO, os assuntos em pauta foram a nova política de alfabetização do Ministério da Educação (MEC), as condicionalidades do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) e o ICMS Educacional.
Para Fátima Gavioli, é imprescindível que as prefeituras se comprometam em garantir a alfabetização das crianças na idade certa sob pena de perderem recursos enviados pelo governo federal.
“É direito de toda criança concluir o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever de forma fluente e cabe ao poder público dar todas as condições para que isso aconteça”, destacou a secretária.
Regime de colaboração
Em Goiás, uma iniciativa do governo estadual, implantada em 2021, vem colaborando substancialmente para que os municípios avancem no processo de alfabetização das crianças.
A iniciativa do AlfaMais Goiás fortaleceu o regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. O programa trabalha com várias ações: bolsa para os profissionais; premiação para as escolas que alcançarem os melhores resultados, incentivo para aquelas com menor rendimento, além da entrega de livros do programa, obras literárias e materiais didáticos.
“O Governo de Goiás já investiu mais de R$ 300 milhões no AlfaMais Goiás”, frisou a secretária de Educação, que pediu empenho dos municípios para garantir a participação dos estudantes em duas importantes avaliações neste ano: a de Fluência Leitora, que será realizada de 4 a 8 de novembro; e das provas do Saego Alfa, que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro.
Goiás é destaque no Brasil
“Na alfabetização de nossas crianças é preciso que estejamos juntos, de mãos dadas, para vencermos os desafios que se impõem”, salientou Fátima Gavioli, frisando que o AlfaMais Goiás já tem apresentado excelentes resultados.
No mês de maio, durante o Encontro Nacional da Criança Alfabetizada, em Brasília, Goiás foi destaque por figurar em quarto lugar no ranking nacional de alfabetização na idade certa. “Nós saímos de 39% em 2021 para 67% em 2023 e esse foi um salto muito importante”, comemora Fátima Gavioli.
Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário municipal de Educação de Rio Verde, Miguel Rodrigues Ribeiro fez questão de ressaltar que o AlfaMais Goiás transformou a Educação no Estado. “Esse programa trouxe uma nova visão sobre o regime de colaboração e isso serve de exemplo para o país”, completou.
Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira