Pesquisa indica que aumento do diálogo na Rede Estadual de Educação de Goiás melhora atendimento à comunidade escolar
Levantamento ressalta, ainda, relação entre competências socioemocionais e saúde mental para consolidação do propósito de vida dos estudantes; especialização ofertada aos professores da rede estadual de Goiás trabalha a prática profissional relacionada ao currículo
Uma pesquisa inédita conduzida pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc/GO), em parceria com o Instituto Ânima, revelou que a comunicação aberta de pais e professores com os estudantes, especialmente em relação às suas emoções e projetos pessoais, são fatores que contribuem com a saúde mental dos estudantes e, portanto, com a perspectiva de propósito na vida escolar.
Essa interação promove o fortalecimento do vínculo que pode ser fundamental na ressignificação do papel das escolas, alterando positivamente a maneira como os jovens veem a educação. Mais de 72 mil alunos, o equivalente a 35% dos matriculados na disciplina Projeto de Vida, e cerca de 1.000 professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas estaduais de Goiás participaram do levantamento.
A pesquisa “Harmonia transformadora: clima escolar, competências socioemocionais e o despertar do propósito dos estudantes” aponta, ainda, que uma estratégia para construção de projeto de vida precisa partir de um ambiente seguro, acolhedor e estimulante, com indivíduos psiquicamente fortalecidos.
Os dados coletados em Goiás revelam uma correlação direta entre o clima escolar e os indicadores de propósito de vida nas unidades escolares. Estudantes que experienciam bullying e dispõem de uma rede de apoio limitada enfrentam maiores desafios ao planejar seu futuro e ao desenvolver projetos de vida.
Em Goiás, 29% dos estudantes apontaram que o fato de ter dificuldade com os estudos afeta a sua saúde mental. Por outro lado, só 16% conhecem “totalmente” os recursos disponíveis para apoiá-los nesta área.
Os dados mostram também que, para que possam ajudar seus estudantes em questões emocionais e na tomada de decisão sobre seus projetos de vida, os professores precisam, primeiramente, dispor de recursos para lidar com os próprios desafios emocionais.
Os docentes com quem os estudantes se sentem confortáveis para compartilhar suas preocupações emocionais demonstram níveis de autoeficácia, apoio social e bem-estar mental aproximadamente 10% superiores em comparação àqueles com quem os estudantes percebem que não podem se abrir.
“A formação específica de professores para apoiar os estudantes a desenvolverem competências socioemocionais e, consequentemente, seu projeto de vida é uma das políticas educacionais para avanço no cenário atual. O fortalecimento do professor nesses domínios é condição necessária para a melhora do clima escolar”, ressalta Daniele Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima.
Planos para o futuro
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que as redes de ensino devem apoiar os estudantes na construção de seus projetos de vida ao longo do Ensino Médio, enfatizando a importância de integrar o autoconhecimento e o planejamento futuro para promover a formação integral dos alunos.
Dessa forma, as escolas são incentivadas a orientar os jovens no desenvolvimento de seus projetos pessoais e profissionais, uma abordagem fundamental para que adquiram não somente competências acadêmicas, mas também habilidades não-cognitivas cruciais para o sucesso pessoal e profissional na sociedade contemporânea.
Os dados coletados em Goiás apontam que as relações com adultos dentro e fora da escola, as competências socioemocionais dos estudantes e, consequentemente, o estado de saúde mental são os principais preditores para melhores indicadores de propósito de vida.
A secretária estadual de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, diz que a administração já atua para colaborar para que os estudantes desenvolvam cada vez mais autoconhecimento e competências que vão além de conhecimentos. “São ferramentas imprescindíveis para que crianças e adolescentes se transformem em cidadãos plenos, independentemente da carreira que escolherem.”
Formação continuada de professores
Para atender a esta demanda, o Instituto Ânima e a Seduc/GO ofertam um programa de formação continuada para professores por meio de cursos de aperfeiçoamento e de cursos de especialização em Educação Contemporânea, com ênfase em competências que associam o desenvolvimento pedagógico e socioemocional dos professores cursistas de maneira a contribuir para o bem-estar e a saúde mental do coletivo escolar.
Desde 2023, o Instituto Ânima já disponibilizou 1.500 bolsas de estudo para docentes que atuam na rede pública estadual de Goiás para o curso de Educação Contemporânea com ênfase em Projeto de Vida e Tecnologias Digitais, além de especializações sobre Coordenação Pedagógica destinadas aos coordenadores.
A formação tem carga horária de 380h, com aulas síncronas semanais, além de uma comunidade de aprendizagem dedicada, e atividades assíncronas específicas de cada temática cursadas ao longo um ano.
A metodologia de formação desenvolvida pelo Instituto Ânima, em parceria com a Seduc/GO, visa atender as necessidades atuais de desenvolvimento profissional dos docentes e melhorar as práticas pedagógicas nas redes estaduais, além de, por meio da certificação, contribuir para a progressão da carreira desses profissionais. Todos os conteúdos são alinhados às melhores práticas previstas pela neurociência e competências socioemocionais.
Segundo Daniele Paz, a expectativa é de que o programa possibilite aos professores espaço e tempo para autoconhecimento e reflexividade na atividade profissional, na dimensão pessoal e coletiva de sua atuação. “Elaboramos nossos materiais, métodos e processos formativos para corresponder às expectativas dos docentes goianos em temas fundamentais para seu autodesenvolvimento, que, certamente, impactam na aprendizagem dos estudantes. Por meio do Instituto, damos a nossa contribuição no desafio da gestão pública de melhorar a qualidade do ensino e de aprendizagem das redes públicas brasileiras.”
Sobre o Instituto Ânima
O Instituto Ânima é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que faz parte do Ecossistema Ânima Educação, e trabalha para a transformação da educação brasileira desenvolvendo programas educacionais e de impacto social. O trabalho do Instituto respalda a formulação de diretrizes e de políticas educacionais do país por meio da implementação de programas desenhados em conjunto com os governos e da avaliação dessas iniciativas com a finalidade de contribuir para a geração de evidências científicas nas frentes de formação docente dos educadores públicos das escolas estaduais.