Governo de Goiás anuncia implantação de seis novos colégios militares e criação do Bolsa Uniforme

Novidades foram anunciadas durante a cerimônia de comemoração dos 25 anos dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs), realizada nesta segunda-feira (20/11)

Em 2024, o Governo de Goiás pretende ampliar a oferta de vagas nos colégios militares com a implantação de seis novas unidades no Estado. A novidade foi apresentada pela secretária Fátima Gavioli durante cerimônia de comemoração dos 25 anos de criação dos CEPMGs (Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás), realizada nesta segunda-feira (20/11) na sede do Comando da Academia de Polícia Militar, em Goiânia.

Na mesma solenidade, a primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do programa Goiás Social, anunciou outra boa notícia. Segundo ela, em breve, o governador Ronaldo Caiado enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo a criação do Bolsa Uniforme.

Por meio dessa iniciativa, as famílias ou os responsáveis pelos alunos receberão um cartão com a quantia necessária para aquisição do fardamento escolar em diversos estabelecimentos cadastrados pelo governo. “Queremos que cada aluno se diferencie somente pelo seu esforço, por sua dedicação e por seu talento e que sua única preocupação seja estudar”, frisou a primeira-dama de Goiás.

 

Equidade

Entre as várias ações do Governo de Goiás com foco na democratização do acesso ao ensino de qualidade, Gracinha Caiado destacou a distribuição gratuita de uniformes aos estudantes a partir de 2020. No ano seguinte, o benefício passou a contemplar também alunos dos CEPMGs.

Para ela, essa iniciativa representou um marco na educação de Goiás, pois muitas famílias sempre tiveram o sonho de matricular seus filhos nos colégios militares, mas não tinham condições de comprar o fardamento escolar. “Não é justo que uma roupa seja um impedimento para que uma criança ou adolescente deixe de estudar onde deseja”, acrescentou.

Fátima Gavioli, secretária de Educação, lembrou a história de sucesso dos colégios militares goianos. “Nesses 25 anos, os CEPMGs contribuíram para a formação de milhares de alunos e a grande maioria deles foram bem-sucedidos na carreira profissional”, comentou ela.

 

Confiança na qualidade do ensino

 “Das 10 instituições de ensino de Goiás com as melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sete são militares e isso prova que estamos no caminho certo. Temos um modelo de ensino já consolidado que se tornou referência para os outros Estados brasileiros”, acrescentou a secretária de Educação.

Por fim, Fátima Gavioli comentou sobre a confiança que a população goiana passou a ter na educação estadual e isso tem se refletido no aumento significativo da procura por vagas. Somente nos dois primeiros dias de matrículas, o sistema registrou mais de 49 mil solicitações.

“Antes as famílias faziam um esforço muito grande para manter seus filhos nas escolas particulares, mas agora estão trazendo esses estudantes para as escolas da rede pública de Goiás e isso é um sinal de reconhecimento muito importante”, finalizou.

 

Novos colégios militares

Atualmente existem 100 mil estudantes matriculados em 76 colégios militares no Estado de Goiás. A partir do primeiro semestre de 2024, outros seis entrarão em funcionamento, totalizando 82 unidades.

A solenidade de comemoração dos 25 anos dos colégios militares estaduais contou com as presenças dos gestores escolares, alunos e professores, além do vice-governador do Estado, Daniel Vilela; do comandante de Ensino, coronel Luciano Souza Magalhães; e do comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel André Henrique Avelar de Souza.

(Texto: Maria José Rodrigues/Fotos: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo