Sefaz e Receita Federal discutem comércio exterior


26 de março de 2018

Gerentes e Supervisor da Secretaria da Fazenda participam amanhã (27/3) de reunião na Receita Federal em Goiânia para discutirem a automatização do processo de pagamento das guias de recolhimento de tributos incidentes nas operações de importação. Será feita ainda videoconferência com dirigentes da Receita Federal em Brasília para sanar dúvidas sobre o assunto. O pagamento centralizado deve entrar em vigor no segundo semestre e atingirá mais de 600 importadores goianos que compraram do exterior no ano de 2017, segundo dados do governo federal.

A Sefaz assinou, no final do ano passado, termo de execução de protocolo de cooperação com a Receita Federal do Brasil para atuação de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais nas operações de comércio exterior. A intenção é melhorar o ambiente de negócio do País. A nova plataforma automatizará as operações de importações, tanto as isentas quanto as que serão cobrado o ICMS no momento da liberação das mercadorias. O objetivo é facilitar a liberação das mercadorias com a adoção da automatização, o que evitará o deslocamento do contribuinte à Sefaz, como é feito atualmente.

O titular da Gerência de Auditoria das Operações de Comércio Exterior e SUFRAMA, Jailton de Oliveira Gomes, explica que haverá nova reunião na Receita Federal no dia 27 de abril para homologar as questões que forem levantadas amanhã. “Temos um cronograma de tarefas a cumprir e vamos segui-lo à risca”, frisa. Além dele participam da reunião o gerente Leonardo Oliveira Menezes, de Informações Econômico-Fiscais, e o supervisor Márcio André Martins Santos.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo