Navarrete visita Delegacia Fiscal de Goiânia e Geav
7 de março de 2017
Em visita realizada hoje (7/3º), que durou aproximadamente três horas, o secretário Fernando Navarrete conheceu as dependências da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia e a Gerência de Auditoria de Varejo e Serviços, no Setor Oeste. Foi recebido pelo delegado Fernando Bittencourt e pelo gerente Luciano Caldas que fizeram apresentação sobre o trabalho que realizam e os avanços que pretendem obter em 2017.
A Delegacia Fiscal de Goiânia, a mais importante do Estado, atua em 32 municípios vizinhos, tem 425 servidores, 25 agenfas e cuida ainda de 23 Vapt Vupts. O trabalho de fiscalização atinge 116.677 contribuintes ativos e metade de sua arrecadação é obtida do varejo. O comércio atacadista e os distribuidores vêm em segundo lugar, com 21% da arrecadação.
Na radiografia apresentada por Fernando Bittencourt destacam-se ainda os núcleos de fiscalização no Aeroporto Santa Genoveva e nos Correios, de Aparecida de Goiânia, onde são apreendidas e autuadas mercadorias sem notas fiscais que chegam ou saem da Capital. A delegacia conta com unidade de atendimento Padrão Vapt Vupt no mezanino do prédio, na Praça Tamandaré, que atende inúmeros contribuintes. “É unidade importante para o nosso trabalho”, destacou o delegado.
A Gerência de Auditoria de Varejo e Serviços atende a todas unidades da Sefaz e fiscaliza as empresas fora do Simples Nacional, que arrecadam acima de R$ 7 milhões por ano. Ela atende 4.071 contribuintes e ocupa pavimentos distintos da Delegacia, embora estejam no mesmo prédio. O gerente Luciano Caldas apresentou dados da receita e, entre outras reivindicações, pediu a compra de ferramentas de TI para agilizar o trabalho, especialmente na área judicial.
Após as apresentações, o secretário entrou em todas as salas, cumprimentou servidores e conversou com alguns deles. No Núcleo Cadastral fez indagações ao coordenador Sérgio Luiz Teixeira e Silva e ficou sabendo que o trabalho da Sefaz precisa ser feito com cuidado na abertura de empresas para evitar documentos falsos. No final, Navarrete reuniu-se com os auditores que atuam nas duas unidades.
Comunicação Setorial – Sefaz