“Balanço Cidadão de Goiás” é tema de artigo exibido no IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública, em Portugal

Durante evento no IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública, em Portugal, o superintendente Central de Contabilidade da Secretaria de Economia de Goiás, Ricardo Borges Rezende, apresentou o artigo referente ao primeiro Balanço Cidadão do Estado de Goiás. O evento aconteceu nesta quinta-feira (14/3), na cidade portuguesa de Leiria.

O artigo sobre “Relatórios Contábeis Governamentais para o Cidadão”, que teve como proposta a condução de uma Releitura do Balanço Geral do Estado de Goiás do Brasil, foi selecionado para ser apresentado no IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública em Portugal. Trata-se de uma iniciativa que tem como finalidade disponibilizar à sociedade informações sobre os recursos recebidos e aplicados pelo Estado no ano de 2022, em linguagem simples e de fácil compreensão.  “Mesmo aqueles que não têm conhecimento em conceitos contábeis podem acompanhar as publicações”, detalhou o superintendente Ricardo Rezende.

Conforme Rezende, os Relatórios Financeiros Populares (RFPs) têm sido apresentados na literatura como um caminho para a transparência, acessibilidade e compreensão das informações financeiras governamentais, o que pode contribuir para uma participação mais efetiva dos cidadãos no controle social. “Com esse objetivo, foi efetuada uma releitura do Balanço Geral do Governo de Goiás”, pontuou Borges Rezende.

Ainda de acordo com o superintendente Central de Contabilidade, as referências contidas no relatório original da Prestação de Contas do Estado de 2022 foram utilizadas no Balanço Cidadão de Goiás, divididas por áreas temáticas e consolidadas em grandes números, receita arrecadada e suas fontes de recursos, despesa executada e suas destinações de recursos.

O artigo foi elaborado por Diana Vaz de Lima, Karina Evangelistas Cruz e Rafiza Luziani Varão Ribeiro, da Universidade de Brasília (UNB); e pelo contador-geral do Estado, Ricardo Borges de Rezende, além da servidora Valquíria Andrade de Souza, ambos da Secretaria da Economia de Goiás.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo