Economia participa do 89º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento em Foz do Iguaçu (PR)

Representantes de 27 estados da federação estiveram presentes no 89º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), realizado durante o Fórum Estadual de Gestores Públicos de Foz do Iguaçu, no Paraná. O subsecretário Central de Orçamento, Gilberto Pompilio de Melo Filho, o subsecretário Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação – Diego Cota Pacheco,a superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Soares de Oliveira,  o superintendente de Monitoramento e Avaliação, Eduardo Aires Berbert Galvão e o gerente Monitoramento da Área Social, Jean Marck Barbosa, representaram Goiás no evento, realizado entre os dias 6 e 8 de março, para discussão e troca de experiências entre os estados dobre  temáticas relacionadas a Planejamento e Orçamento.

Os fóruns, organizados pelo Conseplan, são eventos periódicos destinados a congregar os representantes do Poder Executivo de todas as regiões do Brasil que se dedicam ao planejamento. Seu propósito é fomentar o diálogo e a troca de conhecimentos entre os participantes, visando a análise acerca dos projetos e iniciativas implementadas nos respectivos estados.

Na pauta, as conclusões dos trabalhos desenvolvidos pelos Grupo de Trabalho de Governança e Gestão Orçamentária e, também, o Grupo de Trabalho de Investimentos Estratégicos.

Para o Subsecretário Central de Planejamento, Diego Cota Pacheco, “ o encontro trouxe mais uma vez temas importantes para a agenda do planejamento nos estados. Destaco o aprofundamento da discussão em torno de linhas de créditos de organismos internacionais e as experiências em torno do planejamento a longo prazo”.

“ Vale também ressaltar a relevância de se retomar as discussões em torno da Nova Lei de Finanças Públicas, que substituirá a Lei 4.320/64, para que ela traga diretrizes mínimas para o planejamento dos entes federados, tal como já ocorre para as áreas orçamentária e financeira”, complementou Diego Pacheco.

“Nossa participação no CONSEPLAN tem sido bastante proativa e é reconhecida pelos demais estados. Além da interlocução durante o encontro com nossos pares em relação a temas atuais da pauta federativa que afetam o Planejamento e o Orçamento, participamos dos Grupo de Trabalho do Conselho, inclusive coordenando-os, contribuindo tecnicamente para as discussões”, avaliou o subsecretário Central de Orçamento, que foi coordenador de um dos GTs.

Conselho

Criado em 2006, o Conseplan é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne os titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e de órgãos correlatos. Entre os objetivos da entidade, destacam-se o funcionamento como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, a participação ativa na formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público, além da coordenação e articulação de interesses compartilhados entre as pastas.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo