Parceria entre Poderes e avanços do Estado marcam sessão de abertura do Legislativo

Governador e deputados relembram conquistas históricas de Goiás dos últimos anos e falam da importância da participação coletiva neste processo de resultados

A sessão de abertura do segundo ano da atual legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi marcada pelo reconhecimento de avanços importantes no Estado e pelo desafio em dar continuidade às políticas públicas de proteção social. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (15/02), no plenário Iris Rezende, na sede da Casa Legislativa, em Goiânia, e contou com a participação de representantes dos três Poderes. 

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da governança conjunta, transparente e democrática, que faz da gestão estadual a mais bem avaliada do país, segundo pesquisas recentes. “Se hoje o Governo de Goiás é bem avaliado, tenho que ter a humildade de dividir essa conquista. Essa parceria foi fundamental para superarmos as dificuldades e resolver todas elas. Sem participação coletiva não se chega aos resultados que alcançamos”, destacou. 

Secretaria da Economia
A secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, disse que a presença de todos os secretários de governo na solenidade “demonstrou a importância da ligação entre os poderes e a união para resolver os problemas do Estado”, com dados significativos apresentados pelo governador “que demonstraram os desafios encontrados em 2019, quando Goiás se encontrava numa situação caótica”. Selene Peres assinalou que, “agora, estamos em uma situação muito melhor, na qual podemos comemorar avanços nas áreas da saúde, da educação, da segurança pública, da infraestrutura, nos programas sociais e também no crescimento econômico, impulsionada por essa atuação vigorosa que só é possível graças ao trabalho conjunto com os deputados da Assembleia Legislativa”. 

Diego Pacheco, subsecretário Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, acompanhou a secretária na Alego e lembrou que a mensagem de abertura dos trabalhos legislativos “foi resultado do esforço da Secretaria da Economia e da Subsecretaria em elaborar o documento de 50 páginas que oficialmente inaugurou os trabalhos da Assembleia e reflete todas as realizações do governo, uma conquista da Secretaria e da Subsecretaria de Planejamento que se reflete neste início dos trabalhos da Assembleia em 2024”.
 
Legislativo
Ao fazer um balanço da última legislatura, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, reconheceu o impacto positivo da parceria. “Estamos colhendo resultados de sua gestão na economia, saúde, segurança pública e outras áreas. Essa Casa contribuiu para mudanças significativas que garantem um futuro seguro, estável e próspero”, pontuou Peixoto. Também participaram da sessão o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França; o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Mesquita; e o defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório.

Desafios
Ao relembrar os principais desafios enfrentados nos últimos anos, Caiado destacou o equilíbrio fiscal e a segurança. Segundo ele, as conquistas nessas áreas foram primordiais para garantir o avanço de todas as demais políticas públicas. 

Atualmente, Goiás figura no topo do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de ter transformado em realidade, como destacou o governador, a regionalização da saúde, após décadas de promessas. O gestor estadual salientou ainda que o Estado terá o primeiro hospital público exclusivamente dedicado ao tratamento de câncer, o Complexo Oncológico de Goiás (Cora), que deve entrar em funcionamento já no início de 2025. Ao todo, o Governo de Goiás investiu R$ 17 bilhões na área da saúde.

Ronaldo Caiado falou também da redução das desigualdades por meio do Goiás Social e lembrou do investimento de R$ 15 bilhões em infraestrutura, com foco na recuperação das rodovias estaduais, além da redução dos índices de criminalidade em Goiás durante seu mandato. “Temos muito a fazer. Nós fizemos uma etapa, são várias que temos de atingir. Jamais terei a petulância de achar que resolvemos todos os problemas, mas estamos dando passos largos para construir outra realidade em Goiás”, afirmou Caiado ao alertar para a necessidade de priorizar a população das regiões mais distantes e menos assistidas.

Solenidade
A sessão de abertura da 20ª legislatura da Alego teve início com discurso do deputado Paulo Cezar Martins. Representando a oposição, ele agradeceu ao governador por ouvir as demandas da bancada. Renato de Castro representou a base e ressaltou a capacidade da gestão estadual em executar um projeto integrado de desenvolvimento do Estado. Em seguida, o presidente Bruno Peixoto elencou as principais ações da atual gestão da Alego, com destaque para o aumento da produtividade, redução de custos operacionais e transparência.

Fotos: Denis Marlon, Lucas Diener e Rubens Couto

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo