Plano de Desenvolvimento Profissional da CGE é oficialmente lançado

Através da Portaria nº 135, em substituição da Portaria nº 133, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) lançou o Plano de Desenvolvimento Profissional (PDP) dos servidores na sexta (2/7).

Este plano visa modernizar as práticas de gestão de pessoas, alinhando as ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores às diretrizes dos modelos de Gestão por Competências e Trilhas de Aprendizagem, contribuindo para a efetividade dos serviços prestados pela CGE e promovendo a valorização dos servidores.

O novo PDP considera a necessidade de adequação ao “Internal Audit Capability Model (IA-CM) for The Public Sector”, modelo de Capacidade de Auditoria Interna, com o objetivo de agregar valor e melhorar as ações da CGE, alinhadas a referenciais técnicos internacionalmente reconhecidos como boa prática.

Atualmente a CGE-GO está no nível 2 do IA-CM, uma posição alcançada por poucas instituições no Brasil, e está em fase de adequação para atingir o nível 3. 

Objetivos do PDP

Os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Profissional da CGE são:

  1. desenvolver competências do servidor, inclusive para assumir cargos de liderança;
  2. estimular o crescimento pessoal e profissional do servidor;
  3. orientar e alocar servidores em postos adequados conforme competências, habilidades e atitudes;
  4. aprimorar processos de trabalho: Foco em resultados e melhores práticas;
  5. incentivar a capacitação.

Implementação e competências

A implementação do PDP envolve diferentes áreas da CGE, cada uma com responsabilidades específicas:

  • Gerência de Gestão da Equipe Técnica (GEGET): coordena o ciclo anual de Gestão por Competências.
  • Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP): orienta servidores e acompanha a execução do PDP.
  • Unidades básicas e complementares: incentivam e validam o desenvolvimento dos servidores.
  • Curadores: mantêm atualizadas as ações educacionais das áreas temáticas.
  • Servidores: elaboram e realizam o planejamento anual das ações educacionais.


Programas de Capacitação

Os Programas de Capacitação são estruturados em seis eixos principais:

  1. Competências gerais: compreendem temas de interesse geral e nivelamento de competências.
  2. Auditoria interna e inspeção: atualização para zelo pelo patrimônio público e gerenciamento de riscos.
  3. Governo Aberto e Ouvidoria: participação cidadã por meio da transparência e controle social.
  4. Correição: orientação, prevenção, identificação e apuração de infrações funcionais.
  5. Qualificação da Gestão Integrada: melhoria da gestão e processos.
  6. Desenvolvimento Gerencial: formação de líderes para equipes de trabalho e metas organizacionais.

De acordo com Fernanda Ribeiro Marra, gerente de Gestão de Equipe Técnica da Controladoria, o Plano de Desenvolvimento Profissional da CGE-GO representa um avanço significativo na gestão de pessoas, promovendo o desenvolvimento contínuo e valorização dos servidores. “Todos são incentivados a participar ativamente das ações propostas, contribuindo para a melhoria dos serviços e o cumprimento da missão institucional da CGE”, explica.

Para mais informações e acesso aos documentos relacionados, os servidores podem consultar o sistema SEI e a plataforma de Gestão por Competências.

Comunicação Setorial – CGE – Governo de Goiás

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