Transparência – Governo Aberto

Goiás Transparente: clique para acessar o portal.

Superintendência de Governo Aberto  integra a Subcontroladoria de Governo Aberto e Participação Cidadã. Ela promove atividades de fortalecimento da gestão e do controle social, contribuindo de forma efetiva para a promoção da ética e da integridade das instituições públicas, premissa que se baseia na perspectiva da transparência ativa, permitindo o devido acompanhamento das rotinas estatais pela sociedade civil e garantindo o direito fundamental de acesso à informação.

Dentre estas atividades está a gestão do portal Goiás Transparente, um canal permanente de contato entre o cidadão e o Estado, por meio da divulgação de informações relativas às ações executadas pelo Governo. É possibilitado ao usuário, ao navegar no portal, acessar bancos de dados referentes à execução orçamentária e financeira, gastos com folha de pagamento, receitas e despesas de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, entre outras informações de igual relevância.

A Superintendência atua também na difusão do conhecimento relacionado à prevenção da corrupção, contribuindo para a formulação de políticas públicas sobre o tema. Promove o intercâmbio com outros órgãos para o desenvolvimento de ações de prevenção e de combate à corrupção, e de capacitação da sociedade civil para uma atuação preventiva. Nas instituições públicas, são realizados mapeamentos dos processos decisórios para a identificação de situações vulneráveis a desvios de recursos que possam acarretar riscos de corrupção e a influência de interesses.

Ainda nesse escopo, esta área da CGE atua na obtenção e gestão de informações estratégicas com a finalidade de subsidiar as atividades de controle exercidas por esta Controladoria-Geral, através da produção de conhecimentos que contribuem para o avanço na coleta e tratamento das informações relativas aos gastos públicos o que, em última análise, cria as condições estratégicas para que a administração possa atuar efetivamente na prevenção da corrupção e na construção de cenários prospectivos acerca das despesas governamentais.

Superintendência de Governo Aberto possui as seguintes gerências:

  1. Gerência de Acesso à Informação;
  2. Gerência de Disseminação de Dados Públicos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo