Participantes do Embaixadores da Cidadania são selecionados

Em live no facebook na quarta-feira, 17/6, Controladoria-Geral do Estado tira dúvidas e apresenta informações sobre o perfil dos 600 candidatos selecionados ao projeto que terá certificação pela Universidade Federal de Goiás

Na noite de quarta-feira, 17/6, a Controladoria-Geral do Estado realizou sua segunda live, no Facebook (facebook.com/cgegoias), referente ao projeto Embaixadores da Cidadania, uma iniciativa do governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenada pelo subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria, Diego Ramalho Freitas, e pela gerente de Controle Social, Marjorie Lynn Nogueira Santos, a live apresentou o perfil dos 600 selecionados – de um total de 1.285 inscritos – a participarem do projeto. “A ideia inicial era de 500 vagas mas, diante do alto número de inscrições, foram ampliadas para 600”, explicou Diego.

>> Clique aqui e confira como foi a primeira live do programa.

Ao longo da transmissão, Diego e Marjorie interagiram com os internautas, descreveram perfis de alguns selecionados e apresentaram vários dados e informações referentes ao projeto. “Caso você não saiba se foi aprovado ou não, entre no site do projeto – www.embaixadoresdacidadania.go.gov.br – e procure na aba “documentos” o arquivo “selecionados”. Lá estão os nomes que participarão da fase de cursos e formação”, esclareceu a gerente. “Inclusive, no site temos a nota metodológica de como foram feitas as seleções, para que não haja dúvida quanto à transparência do processo”, complementou.

Estatísticas
Dos 600 selecionados para participarem do projeto, 60,6% são mulheres; 39,2% são homens e 0,2% outros. Do total, 40,9% se declararam brancos; 42,1% pardos; 14% negros; 2,8% amarelos e 0,2% indígenas. Em relação à faixa etária, 29% deles têm de 16 a 19 anos; 28,2% de 20 a 29 anos; 22,6% de 30 a 39 anos; 17,5% de 40 a 49 anos; 8% de 50 a 59 anos e 3,5% com mais de 60 anos. São de Goiás 90% dos selecionados, dos quais 37% estão em Goiânia. Ao todo, 94 municípios goianos estão representados nesta 1ª edição. Dez por cento das vagas foram destinadas a representantes do Distrito Federal e de mais 22 estados brasileiros.

“É importante salientar que o perfil dos selecionados manteve rigorosa proporcionalidade com relação ao total de inscritos, em todas as categorias (sexo, cor/raça e idade) e aspectos. Para se ter uma ideia, universitários concorreram apenas entre si, jovens aprendizes concorreram apenas entre si, e assim por diante. Essa metodologia foi utilizada para que pessoas de todos os perfis pudessem participar”, ressaltou Diego.

>> Clique aqui para acessar os dados gerais dos inscritos e dos selecionados ao programa.

Objetivos
Fruto de uma parceria entre a CGE e a UFG, o Programa de Certificação do Embaixadores da Cidadania visa capacitar pessoas em temas referentes à cidadania e à participação cidadã. São os principais objetivos capacitar o cidadão em áreas como participação cidadã e controle social, instrumentos que permitem uma relação de troca entre sociedade e Estado; fomentar ações práticas de exercício de cidadania que possibilitem aos participantes assumir uma postura de protagonismo na sociedade, expressa pela produção de um projeto social inovador que transforme um espaço social à escolha do cursista que se proponha a resolver um problema comunitário de forma compartilhada com a comunidade e o poder público.

Etapas
Segundo o edital, o projeto possui três grandes etapas. A primeira delas corresponde aos cinco cursos de formação da Controladoria-Geral da União (CGU), disponibilizados na plataforma on-line Avamec: Educação Cidadã: ética, cidadania e o combate à corrupção; Participação Social e a atuação dos gestores públicos; Transparência Pública: regulamentação da Lai e Portais de Transparência; Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas e Governo Aberto. Cada curso possui carga horária de 20 horas e prazo de duas semanas para ser concluído. Neles “o participante será direcionado a uma construção de aprendizado, em que serão apresentados temas relacionados à ética, à cidadania, à apropriação dos espaços públicos e à democracia participativa”, informa o edital.

A segunda etapa, intitulada “Pílulas do Conhecimento”, é composta por vídeos curtos produzidos pela Agência Brasil Central (ABC), com temas referentes a cada um dos cursos teóricos apreendidos. Os vídeos serão disponibilizados por meio de uma plataforma social. “As atividades atreladas sugerem temas pontuais e da vivência diária do cidadão e cada uma trará um desafio prático, simples e de fácil realização, que não serão obrigatórias”, descreve o edital. Também serão apresentados podcasts com a participação de facilitadores de diversas partes do país, referências nas áreas de estudo.

A terceira e última etapa compreende o Desafio de Impacto Social e só será disponibilizada para quem tenha alcançado a completa certificação em todas os cursos teóricos anteriores. Nessa etapa, o cursista deverá produzir um projeto que cause impacto social a no mínimo 15 pessoas, no sentido de criar um ambiente propício à cidadania. Essa etapa pode ser feita de forma individual, em duplas ou trios. Caso o aluno opte por apresentar um projeto em conjunto, todos os componentes do grupo deverão estar certificados. Os alunos que não apresentarem comprovação de conclusão dos cursos teóricos serão eliminados desta fase, que possui como critérios de classificação a capacidade de execução, clareza na descrição do projeto, coerência entre objetivos e a metodologia do projeto, capacidade de impacto social e inovação.

Cronograma
De acordo com o cronograma do projeto, a fase de formação teve início na terça-feira (16/6), e vai até 25 de agosto. Após a conclusão de todos os cursos, de 26/8 até 30/9 é o período para elaboração e entrega dos desafios de impacto social. Em outubro eles são avaliados. Em 3/11 é divulgado o resultado preliminar, com prazo para interposição de recursos nos dias 4 e 5/11, com as respectivas respostas até 10/11. O encerramento e a certificação dos finalistas desta primeira edição do Embaixadores da Cidadania está marcada para o dia 9 de dezembro de 2020. Toda a certificação do programa será emitida pela UFG.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas na página do projeto (www.embaixadoresdacidadania.go.gov.br), pelo e-mail embaixadoresdacidadania@goias.gov.br ou pelo WhatsApp +5562983113263 (segunda à sexta, das 14 às 18 horas).

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo