Apertem os cintos: vai começar mais uma temporada do Estudantes de Atitude 

Programa de educação cidadã da CGE, em parceria com a SEDUC, entregará prêmios de R$ 600 mil a regionais de ensino, professores e estudantes engajados em ações transformadoras no ambiente escolar 

Imagine um cenário onde os estudantes não são apenas alunos, mas agentes sociais ativos de mudança. É com essa convicção que a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), lança a quinta edição do “Estudantes de Atitude (EA) 2024”. Tal iniciativa busca colocar os estudantes no centro do palco, capacitando-os para promover a transformação em suas escolas e para impactar positivamente em sua comunidade.  

Este ano, os prêmios distribuídos para as regionais de ensino, estudantes e professores totalizam R$ 600 mil, além de uma viagem para a escola campeã. Entre as novidades desta edição, também haverá premiação para o melhor grito de garra e para a melhor gestão de redes sociais da escola, contando a respeito do projeto. 

A live de lançamento com a participação do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e a secretária estadual de educação, Fátima Gavioli, será nesta segunda-feira (8/4), às 16 horas, pelo canal da CGE no Youtube (Controladoria-Geral do Estado de Goiás – YouTube) 

INSCRIÇÕES – Cada escola poderá inscrever um único time de estudantes e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e/ou do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Os interessados em participar do EA 2024 devem se inscrever por meio do site: www.estudantesdeatitude.go.gov.br

EA – Em 2023, o EA bateu recordes de participações: foram 780 escolas em 219 municípios goianos, mais de 40 mil alunos inscritos e cerca de meio milhão de reais em prêmios. O programa tem formato de gincana que incentiva o engajamento e competição saudável entre as unidades estaduais de ensino.  

OBJETIVOS – Os objetivos do EA giram em torno da promoção e reflexão de temas relevantes para a vida em sociedade, tais como: cuidado com o patrimônio público, integridade e prevenção à corrupção.  

Objetivos Específicos: 

  • Capacitar estudantes para avaliar criticamente a execução de políticas públicas através de Auditorias Cívicas, identificando problemas e propondo soluções. 
  • Engajar a comunidade escolar na resolução de problemas, promovendo a cooperação e formação de redes eficazes. 
  • Promover o senso de pertencimento e cuidado com o patrimônio público entre os estudantes. 
  • Melhorar o desempenho escolar através da identificação dos estudantes com suas escolas. 
  • Melhorar o ambiente de trabalho dos professores, promovendo amizade e respeito. 
  • Aproximar a família da escola, fortalecendo seu papel na educação moral dos estudantes. 
  • Premiar as melhores práticas para reconhecê-las, valorizá-las e destinar recursos para melhorias nas escolas. 

ETAPAS – O projeto será dividido em duas Etapas: Regional e Estadual. Na Etapa Regional competirão entre si as escolas convencionais jurisdicionadas em cada uma das 40 CREs, e na Etapa Estadual, competirão as escolas com melhor desempenho da Etapa Regional. Todas as escolas convencionais inscritas participam automaticamente nesta etapa. Nesta etapa as escolas desenvolverão as seguintes atividades: Oficina, Formação do Time, Grito de Garra, Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio.  

Neste último tópico, os projetos desenvolvidos pela escola que transformem a realidade da escola ou da comunidade, abordando obrigatoriamente um ou mais dos seguintes temas: controle e participação social; transparência pública; construção de valores contrários à corrupção; e melhoria do ambiente escolar.  

Participarão da etapa estadual as escolas de melhor desempenho de cada regional de ensino.  

PREMIAÇÃO: A CGE-GO premiará no Projeto Estudantes de Atitude até 54 escolas participantes; 5 Coordenações Regionais; 24 orientadores; e grupo de estudantes das 2 primeiras escolas convencionais vencedoras na Etapa Estadual. Os prêmios somam mais de R$ 500 mil.  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

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