CGE lança o Planejamento Estratégico 2020-2023

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A Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou, nesta quinta-feira, 2/4, por meio de videoconferência com os servidores da pasta, o Planejamento Estratégico do órgão para o período 2020-2023. O documento traça as diretrizes que a Controladoria utilizará para alcançar os objetivos estratégicos a serem seguidos ao longo de um período de quatro anos. Segundo o documento, a Controladoria-Geral do Estado tem por missão aprimorar a gestão pública estadual com a melhoria do controle interno, fortalecimento da integridade, consolidação da transparência e participação ativa do cidadão.

Para alcançar sua missão, a CGE trabalha internamente para ser reconhecida como organização essencial para uma gestão pública integra, efetiva, transparente e participativa, a partir de seis valores primordiais: foco no cidadão; integridade; profissionalismo; efetividade; humanidade e sensibilidade. As etapas do planejamento contaram com a consulta aos servidores do órgão.

Segundo o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, “quando nós elencamos como valores primordiais, por exemplo, o foco no cidadão, significa que estamos colocando os cidadãos no centro das ações da CGE e, consequentemente, do setor público goiano. A partir disso, todos os nossos esforços são direcionados a seu atendimento e para alcançar satisfação com os serviços que lhe são prestados pela esfera pública estadual”.

Governança e gestão transformadora
O Planejamento Estratégico da CGE está alinhado com o Plano Plurianual (PPA) do Governo de Goiás, em sinergia com o eixo Goiás da Governança e da Gestão Transformadora, principalmente, aos macro objetivos governamentais “confiança nas instituições”, no qual se destaca o Programa de Compliance Público, e “controle social”, com o Programa Participação e Controle Social.

O método utilizado para a realização do Planejamento Estratégico da CGE foi o Balanced Scorecard (BSC), o mesmo utilizado pela maioria das controladorias no País, com foco na gestão da performance e mensuração de desempenho. O BSC é orientado por quatro perspectivas, que são: cliente e sociedade (relacionado à qualidade dos produtos e serviços ofertados e à efetividade das ações públicas); processos internos (melhoria dos processos internos); aprendizado e crescimento (relacionado à melhoria das práticas gerenciais, capacitação, motivação, promoção do bem-estar e valorização do servidor) e financeira (relacionada à economia gerada, ao prejuízo evitado e à saúde financeira do Estado).

O Planejamento Estratégico da Controladoria possui 30 metas definidas, sendo 15 voltadas para a perspectiva cliente e sociedade, 12 para os processos internos e três relacionadas ao aprendizado e conhecimento. Além das metas, foram definidos também 17 indicadores, dos quais oito estão relacionados à perspectiva cliente e sociedade; sete aos processos internos; um ao aprendizado e crescimento e um à financeira.

Tanto as metas quanto os indicadores visam assegurar que a CGE alcance os objetivos estratégicos presentes no planejamento, que são:

Perspectiva Cliente e Sociedade
1. Fortalecer no âmbito do poder executivo a aplicação de instrumentos de prevenção e combate à corrupção com vistas à melhoria da prestação de serviços públicos à sociedade;
2. Ampliar e aperfeiçoar a transparência na gestão pública e as formas de interlocução com o cidadão.

Perspectiva Processos Internos
3. Promover a melhoria da gestão e maior efetividade dos processos;
4. Ampliar as relações, alianças estratégicas e o incremento de receita via captação de recursos;
5. Disseminar na esfera da administração pública, princípios de ética, conduta e posturas a serem observadas pelo agente público e por aqueles que celebram ajustes de qualquer natureza com a administração pública;
6. Aperfeiçoar os canais de comunicação institucional voltados para o público interno e externo.
7. Implementar no âmbito do Poder Executivo instrumentos efetivos de auditoria, inspeção e responsabilização com foco na prevenção e combate à corrupção.

Aprendizado e Conhecimento
8. Implantar a gestão por competências na organização;
9. Promover a integração e a qualidade de vida no trabalho.

Financeira
10. Promover a qualificação do gasto público visando a redução de gasto indevido e a geração de economia.

Uma inovação presente no Planejamento Estratégico da CGE foi a adoção explícita da perspectiva financeira, algo que, embora seja comum em planejamentos do setor privado, tende a ficar implícita ou embutida em outras perspectivas nos planejamentos que envolvem o setor público. Com isso, será possível mensurar e qualificar com maior precisão o gasto dos recursos públicos.

Apresentação na íntegra
Clique aqui para ver a íntegra da apresentação.

 

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