Plano de Desenvolvimento Profissional da CGE é oficialmente lançado
Através da Portaria nº 135, em substituição da Portaria nº 133, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) lançou o Plano de Desenvolvimento Profissional (PDP) dos servidores na sexta (2/7).
Este plano visa modernizar as práticas de gestão de pessoas, alinhando as ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores às diretrizes dos modelos de Gestão por Competências e Trilhas de Aprendizagem, contribuindo para a efetividade dos serviços prestados pela CGE e promovendo a valorização dos servidores.
O novo PDP considera a necessidade de adequação ao “Internal Audit Capability Model (IA-CM) for The Public Sector”, modelo de Capacidade de Auditoria Interna, com o objetivo de agregar valor e melhorar as ações da CGE, alinhadas a referenciais técnicos internacionalmente reconhecidos como boa prática.
Atualmente a CGE-GO está no nível 2 do IA-CM, uma posição alcançada por poucas instituições no Brasil, e está em fase de adequação para atingir o nível 3.
Objetivos do PDP
Os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Profissional da CGE são:
- desenvolver competências do servidor, inclusive para assumir cargos de liderança;
- estimular o crescimento pessoal e profissional do servidor;
- orientar e alocar servidores em postos adequados conforme competências, habilidades e atitudes;
- aprimorar processos de trabalho: Foco em resultados e melhores práticas;
- incentivar a capacitação.
Implementação e competências
A implementação do PDP envolve diferentes áreas da CGE, cada uma com responsabilidades específicas:
- Gerência de Gestão da Equipe Técnica (GEGET): coordena o ciclo anual de Gestão por Competências.
- Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP): orienta servidores e acompanha a execução do PDP.
- Unidades básicas e complementares: incentivam e validam o desenvolvimento dos servidores.
- Curadores: mantêm atualizadas as ações educacionais das áreas temáticas.
- Servidores: elaboram e realizam o planejamento anual das ações educacionais.
Programas de Capacitação
Os Programas de Capacitação são estruturados em seis eixos principais:
- Competências gerais: compreendem temas de interesse geral e nivelamento de competências.
- Auditoria interna e inspeção: atualização para zelo pelo patrimônio público e gerenciamento de riscos.
- Governo Aberto e Ouvidoria: participação cidadã por meio da transparência e controle social.
- Correição: orientação, prevenção, identificação e apuração de infrações funcionais.
- Qualificação da Gestão Integrada: melhoria da gestão e processos.
- Desenvolvimento Gerencial: formação de líderes para equipes de trabalho e metas organizacionais.
De acordo com Fernanda Ribeiro Marra, gerente de Gestão de Equipe Técnica da Controladoria, o Plano de Desenvolvimento Profissional da CGE-GO representa um avanço significativo na gestão de pessoas, promovendo o desenvolvimento contínuo e valorização dos servidores. “Todos são incentivados a participar ativamente das ações propostas, contribuindo para a melhoria dos serviços e o cumprimento da missão institucional da CGE”, explica.
Para mais informações e acesso aos documentos relacionados, os servidores podem consultar o sistema SEI e a plataforma de Gestão por Competências.
Comunicação Setorial – CGE – Governo de Goiás