Seapa e parceiros entregam alimentos, produtos higiênicos e outros itens para famílias carentes na primeira etapa da Operação Nordeste Solidário

Ação preventiva que envolve 17 órgãos estaduais levou benefícios para localidades com maior risco de problemas decorrentes das chuvas previstas para dezembro

Dois veículos e seis servidores da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participaram da primeira etapa da Operação Nordeste Solidário do Governo de Goiás. A ação teve início no último dia 28 de outubro e as equipes permaneceram em campo até 10 de novembro, entregando alimentos, produtos higiênicos e outros itens para famílias carentes nos municípios com maior risco de problemas a serem provocados pelas chuvas previstas para o fim de 2022 e início de 2023.

Em Iaciara, na primeira semana de novembro, os servidores da Seapa entregaram doações para 160 famílias. Já no período de 4 a 10 de novembro, as equipes estiveram em Formosa finalizando as entregas planejadas para a primeira etapa da Operação. Ao todo, 17 órgãos estaduais estiveram envolvidos na ação, trabalhando, simultaneamente, em 23 municípios.

“No fim do ano passado as chuvas fortes provocaram grandes estragos em Goiás, e o governador Ronaldo Caiado foi lá pessoalmente e comandou a resposta do Estado. Ele sabe o que está fazendo quando determina a elaboração de um plano de contingência para este ano”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.

A Operação Nordeste Solidário é uma ação preventiva que envolve áreas como infraestrutura, social e saúde. O projeto se baseia em levantamentos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo/Semad). A Polícia Militar integra o esforço, que é coordenado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

“A Seapa se orgulha de integrar este projeto, porque revela uma preocupação com os mais humildes e também uma capacidade de antecipação, planejamento e entrega do Poder Público. Em vez de correr atrás do prejuízo depois que o problema acontece, o Governo de Goiás está procurando agir antes para neutralizar ou minimizar os prejuízos”, argumenta Mendonça.

Previsão climática
O Cimehgo prevê um volume de precipitações acima da média para algumas regiões do Estado a partir de dezembro de 2022. Na zona de maior incidência estão 14 municípios classificados como de alto risco: Cavalcante, Nova Roma, Alto Paraíso, São João D`Aliança, Água Fria de Goiás, Niquelândia, Mimoso de Goiás, Formosa, Uruaçu, Hidrolina, São Luiz do Norte, Pilar de Goiás, Teresina de Goiás e Itapaci.

Além destes municípios, a Operação abrange outras localidades. Nesta primeira etapa, as equipes estaduais visitaram 23 cidades para entregar 15,6 mil itens, ao todo. Entre os produtos distribuídos estiveram fraldas geriátricas e infantis, cadeiras de rodas e higiênicas, muletas, enxovais femininos e masculinos, andadores, leites especiais e pacotes de Mix do Bem. Cada pacote de Mix do Bem pode produzir 10 refeições.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo