MILHO – AGRO EM DADOS / DEZEMBRO 2025

Para a primeira safra, até 8 de novembro, apenas 8,0% da área estimada encontrava-se semeada em Goiás. O ritmo de plantio ganhou força na terceira semana do mês, saltando para 39,0% e aproximando-se da média dos últimos cinco anos (40,8%). Esse avanço expressivo é resultado da maior previsibilidade das chuvas no período, que permitiu maior segurança para o avanço da semeadura. Entre 23 e 29 de novembro, o ritmo permaneceu acelerado, elevando o percentual para 55,0%. Segundo a Conab, nas regiões Leste e Norte do estado nesse período, o plantio já se encontrava praticamente concluído.

No comércio exterior, o milho ocupa posição de destaque, sendo o terceiro produto com maior valor exportado pelo estado, atrás apenas da soja e da carne bovina, no acumulado de janeiro a outubro de 2025. A análise da participação da commodity no valor exportado pelo agronegócio goiano evidencia um aumento frente ao ano anterior, com elevação de 5,8% para 7,1% no período considerado. Para a safra brasileira 2025/26 , a previsão é de que as exportações de milho cresçam 16,3% em relação ao ciclo anterior, sinalizando a continuidade de uma demanda externa aquecida.

O volume mais elevado de estoques ao final da safra 2024/25 proporcionou um estoque inicial mais robusto para 2025/26, ampliando a oferta de milho disponível no mercado. Essa disponibilidade sustenta a expectativa positiva de incremento do consumo interno e das exportações no novo ciclo. Nesse contexto, a Conab aponta que o consumo doméstico mantém trajetória ascendente desde a temporada 2020/21 e deve alcançar 94,6 milhões de toneladas em 2025/26. Esse aumento é impulsionado pela expansão dos plantéis de aves e suínos e, sobretudo, pelo avanço da produção de etanol de milho, segmentos que elevam, dentre outros fatores, de forma consistente a demanda pelo grão.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo