LÁCTEOS – AGRO EM DADOS / JUNHO 2025
A bovinocultura leiteira é essencial para a agropecuária em Goiás e, de acordo com o IBGE, a atividade está presente em todos municípios goianos. Ao analisar a série histórica, observa-se crescimento consecutivo na produtividade média dos rebanhos ao longo dos anos, na qual em 2023 registrou 1.835,6 litros/vaca/ ano. No período de 2016 a 2023, o crescimento foi de 40,0%, reflexo do investimento em genética, sistemas de produção, nutrição adequada e tecnologias a fim de garantir o bem-estar animal.
Nos custos de produção avaliados em março de 2025, a relação leite/mistura apresentou aumento, após a queda observada em fevereiro, superando o índice registrado em março de 2024. De acordo a Embrapa, nesse período foram necessários 34,5 litros de leite para adquirir 60 kg da mistura*. Ressalta-se que, desde a alta observada em outubro de 2024, a relação de troca para o produtor se mantém em patamares elevados. Ademais, em abril, o preço pago pelo litro de leite ao produtor sofreu uma variação negativa em relação ao mês anterior, prejudicando assim, a lucratividade dos produtores.
No panorama internacional, para Goiás, nas exportações de lácteos foi registrado recuo no volume exportado em abril de 70,0% frente ao mês anterior. Apesar disso, o desempenho foi positivo em relação ao mesmo período de 2024, com acréscimo de 18,9% na quantidade destinada ao exterior, impulsionado principalmente pelo aumento nas transações envolvendo os derivados – queijos e creme de leite. Vale destacar que no 380° leilão da plataforma Global Dairy Trade (GDT), realizado no dia 20/5, o volume comercializado continua decrescendo, marcando o menor nível em 12 anos.
Ademais, de janeiro a abril de 2025, as importações goianas também apresentaram recuos consecutivos desde fevereiro, em decorrência da redução significativa nas aquisições de leite em pó (-92,3%)**. Esse cenário contribuiu positivamente para a melhora na balança comercial do setor lácteo. Ao comparar abril com o mês anterior, é observado diminuição de 66,7% no volume importado, em que o único produto adquirido pelo estado foi o soro de leite.
COTAÇÕES – Leite ao Produtor Cepea/Esalq (R$/Litro) – Líquido

PRODUÇÃO DE LEITE INDUSTRIALIZADO


VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DE LEITE (VBP) Estimativa 2024

BRASIL – EXPORTAÇÕES DE LÁCTEOS

GOIÁS – EXPORTAÇÕES DE LÁCTEOS



BRASIL – IMPORTAÇÕES DE LÁCTEOS

GOIÁS – IMPORTAÇÕES DE LÁCTEOS





COTAÇÕES – Leite ao Produtor Cepea/Esalq (R$/Litro) – Líquido

