Governo de Goiás discute melhorias em técnicas de manejo do trigo 

Seapa participa do III Seminário Técnico de Manejo do Trigo Tropical, que é referência nacional na promoção do grão

Projeção para a safra 2025 aponta um crescimento de 30,5% na produção de trigo, segundo a Conab. Foto: Wenderson Araújo

Apoiado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Conselho Temático da Agroindústria (CTA) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em parceria com o Sindicato dos Moinhos de Trigo da Região Centro-Oeste (Sindtrigo-GO) e a Embrapa Trigo, realizará o III Seminário Técnico de Manejo do Trigo Tropical, no dia 27/2 (quinta-feira), às 9h, de forma remota, via Plataforma Zoom.

A gerente de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa, Christiane Amorim, apresentará as ações da pasta na promoção da cadeia produtiva do trigo, bem como os dados a respeito das safras desse grão. A participação compõe a palestra ministrada pelo chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.

Durante o encontro, será apresentado o projeto “Transferência de tecnologia ao cultivo de trigo no estado de Goiás”. Também terá como destaque as boas práticas de manejo, riscos fitossanitários e vantagens competitivas do trigo para estratégias de gestão de solos e na industrialização de alimentos e bebidas.

Para mais informações, entre em contato com a Embrapa Trigo pelo e-mail trigo.nco@embrapa.br ou pelo telefone (54) 3316-5800. E, para participar, inscreva-se, gratuitamente, pelo link: https://app.higestor.com.br/inscricao/13608/iii-seminario-tecnico-do-manejo-do-trigo-tropical

Produção

Segundo o 5º Levantamento da Safra de Trigo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a projeção para a safra 2025 aponta um crescimento de 30,5% na produção de trigo, em relação à safra 2024, com uma produtividade estimada em 3,0 ton/ha, aumento de 38,8% em comparação ao desempenho registrado no ciclo anterior.

A semeadura do trigo no Centro-Oeste está indicada para os meses de março/abril/maio no sistema de sequeiro e abril/maio no sistema irrigado. Com previsão de crescimento na produtividade da safra em Goiás, o seminário destaca as tecnologias desenvolvidas para o cultivo de trigo e a relevância de um manejo eficiente para otimizar a produção e reduzir os impactos climáticos e fitossanitários.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo