Governo de Goiás cria o Conselho Consultivo ‘O Agro é de Todos’

O objetivo é reunir todas as entidades do setor produtivo rural para estabelecer uma agenda positiva e propositiva do segmento agropecuário, permitindo o desenvolvimento e o fortalecimento do campo e das cidades

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará no dia 29 de março, às 14 horas, na sede da Seapa, em Goiânia (GO), reunião para a instituição da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Também conhecido como ‘Conselho Consultivo do Agro’, a Câmara será formada por mais de 40 entidades do setor produtivo rural, que atuarão por meio de um grupo de trabalho com foco na elaboração conjunta de uma pauta positiva e propositiva do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás. A solenidade de criação do conselho terá a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e de representantes de instituições ligadas à área agropecuária goiana.

Segundo Antônio Carlos, o ‘Conselho Consultivo O Agro é de todos’ pretende fortalecer as diretrizes de atuação da Secretaria e ajudar na construção de proposições para o segmento agropecuário no estado de Goiás, possibilitando a implantação de políticas públicas cada dia mais eficientes e condizentes com os anseios do setor agropecuário goiano. “A meta é que todas as entidades representativas do agro estejam juntas neste conselho, contribuindo nas discussões e no estabelecimento de diretrizes que trarão benefícios não só para o campo, mas para toda sociedade. A agropecuária é a principal atividade econômica em vários municípios goianos e pretendemos ampliar essa protagonismo. Vamos mostrar que o agro é de todos”, enfatiza. 

Termo de cooperação
Durante a reunião, será assinado também o Termo de Cooperação Técnica entre Seapa, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás) para a implantação do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás. Um dos objetivos é exatamente a integração do sistema de informação e base de dados para estudos e inteligência governamental voltadas à agricultura, pecuária, sanidade, pesquisa, extensão e abastecimento, visando efetivar a transparência de mercado, compartilhamento de resultados, levantamento e estudos entre os participantes e a sociedade. 

Outra meta com o termo de cooperação é a garantia da fiscalização integrada e efetiva dos bens e aplicação dos repasses de recursos federais e estaduais, que visem a execução das políticas públicas voltadas à agricultura, pecuária, sanidade, pesquisa, extensão e abastecimento. Por fim, essa integração pretende buscar a alavancagem de ativos, otimizando a utilização e a gestão de custos para as estruturas descentralizadas no interior do estado, assim como a utilização de equipes de forma integrada, sob demanda, vinculada à execução de políticas públicas definidas. 

Ficha Técnica
Lançamento do Conselho Consultivo do Agro – ‘O Agro é de Todos’
Data: 29 de março de 2019 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Rua 256, nº 52, setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Fernando Dantas – (62) 99227-2631
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo