FRANGOS – AGRO EM DADOS / SETEMBRO 2025

Em julho, seguindo a trajetória de queda observada desde abril de 2025, o Índice de Custo de Produção (ICP)* do frango de corte recuou 2,63% em relação ao mês anterior, de acordo com a Embrapa. Quanto à carne de frango resfriada, pelo terceiro mês consecutivo, o preço médio apresentou retração no atacado**. Dessa forma, nesse período, a carne de frango ganhou competitividade em relação às carnes bovina e suína, favorecendo o consumo doméstico.

Para o mercado internacional, houve aumento de 20,9% no volume exportado de carne de frango em julho, por Goiás quando comparado ao mês anterior. Nesse mês, as exportações alcançaram os patamares mensais registrados anteriormente ao caso de gripe aviária, evidenciando um cenário de normalização na comercialização internacional. Em relação aos destinos da proteína goiana nesse período, os Emirados Árabes Unidos – principal país importador – intensificaram suas aquisições, assim como a Arábia Saudita, México e Omã.

É importante ressaltar que o Brasil é o maior exportador de carne de frango halal do mundo, produto valorizado e com um maior valor agregado. A capacidade do país e de Goiás em atender às exigências do abate halal vem garantindo vantagem competitiva no comércio mundial e no acesso a mercados consumidores diversificados

*Para o cálculo dos custos de produção de frangos de corte, a Embrapa considera de forma mensal os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
**Atacado do estado de São Paulo
Obs: A certificação Halal é um selo que atesta que determinados produtos atenderam aos preceitos religiosos islâmicos em todas as suas etapas de produção e industrialização, permitindo sua exportação e consumo por mercados e comunidades muçulmanas.


Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo