DESTAQUE DO MÊS – AGRO EM DADOS / JULHO 2024 (LARANJA)

De origem asiática e trazida ao Brasil logo nas primeiras décadas da colonização, a laranja é uma das frutas mais cultivadas e consumidas nacionalmente, apreciada tanto pelo sabor in natura ou em suco, quanto por suas propriedades nutracêuticas.

O país se destaca como maior produtor de laranja do mundo, com participação de aproximadamente 34,0% da produção global, de acordo com o USDA. Além da laranja, que é o principal produto, a citricultura também contempla a tangerina, a lima ácida e o limão, que contribuem com o crescimento do agronegócio brasileiro e fortalecimento da cadeia. Dentre as variedades, a Laranja Pêra se destaca como a mais plantada, devido a sua dupla aptidão in natura e para processamento.

Estimativas do IBGE indicam que a produção nacional de laranja, na safra 2024, deve registrar 15,3 milhões de toneladas, em uma área de 570 mil hectares, com redução nos índices de produção de 1,0%, em comparação à safra passada, típicos de anos de bienalidade negativa da cultura.

A produção de laranja no Brasil está concentrada no polo citrícola de São Paulo, Triângulo e Sudeste Mineiro, onde São Paulo concentra 74,6% da produção nacional da fruta, possuindo grandes indústrias processadoras de suco instaladas. De janeiro a maio de 2024, o país exportou 396,4 toneladas da fruta para 76 países – com destaque para o Paraguai (39,1%), o Uruguai (10,0%) e a Argentina (9,8%) – gerando um montante de US$ 310,3 mil. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo