Certificação e Plano Plurianual são temas discutidos na Câmara ‘O Agro é de Todos’
Encontro foi realizado nesta sexta, 31, na sede da Seapa,
e reuniu representantes de 33 entidades ligadas à agropecuária
Os projetos que integram a minuta do Plano Plurianual (PPA) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a certificação de setores da agropecuária para aumentar produtividade e possibilitar novos mercados, comércio exterior, redução de impostos e outros temas foram discutidos na reunião da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos, realizada nesta sexta-feira, 31 de maio, na sede da Seapa, em Goiânia (GO). Representantes de 33 entidades ligadas ao setor agropecuário participaram do encontro e puderam debater assuntos para a criação de uma pauta positiva e propositiva do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a Câmara foi criada exatamente para aglutinar as instituições e construir uma agenda positiva para o segmento. “É uma bandeira do setor agropecuário e não somente do Governo de Goiás. Temos a proposição de reunir e recepcionar as demandas de todos do segmento. Cada um tem suas particularidades, mas é importante essa integração para identificar o que é preciso para alavancar o agro. A Câmara O Agro é de Todos não é para se tornar um ambiente apenas de discussões, mas sim para direcionamento de trabalhos e políticas públicas. Dessa forma, vamos chegar longe e levar as cadeias produtivas para onde devem estar”, destacou.
Plano Plurianual
Durante o encontro, o superintendente de Política Agrícola, Agronegócios e Irrigação, Donalvam Maia, apresentou os projetos que já integram a minuta do PPA da Seapa. Mas segundo ele, a intenção era levar ao conhecimento dos representantes as propostas contempladas e verificar o que é preciso acrescentar ou até mesmo alterar para o fortalecimento do setor em Goiás. “A intenção é construir os projetos do PPA de acordo com as demandas do setor produtivo. Por isso, aproveitamos a reunião da Câmara para ouvir e receber as sugestões de quem desenvolve as atividades do agro”, explicou.
Entre os temas sugeridos pelas entidades estão desde maior relevância ao comércio exterior, atenção à sustentabilidade, manejo integrado de pragas, legislação do solo, irrigação, turismo rural, entre outros. Esses assuntos serão avaliados pela área responsável pelo PPA na Secretaria de Agricultura.
Certificação
O gestor de Sustentabilidade e Banco de Dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Fernando Rati, compartilhou com os participantes a experiência do programa de Certificação, criado há mais de 15 anos, para fortalecer o mercado produtivo do algodão no Brasil. Segundo ele, a certificação é um dos pilares para que os segmentos agropecuários possam ter acesso a novos mercados, fontes de renda e de financiamento, melhores índices de produtividade e de associativismo e até criação de novas lideranças. “É também um ponto que deve ser contemplado do Plano Plurianual da Secretaria. Quando estávamos criando o nosso programa, avaliamos vários cases de sucesso e de outras culturas. Acredito que essa troca é fundamental”, enfatizou.
O presidente da Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), Wagner Miranda, afirmou que o encontro da Câmara foi importante para conhecer a experiência da certificação na produção de algodão e poder avaliar que pontos podem ser replicados no mercado da carne. “Já criamos o Fórum Permanente de Trabalho para a Certificação da Carne de Goiás. Agora essas informações são valiosas e contribuirão para o trabalho que vamos desenvolver para que daqui a um tempo a carne de Goiás seja certificada”, ressaltou.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Fernando Dantas – (62) 3201-8909