Agro Centro-Oeste Familiar 2024 conta com a participação do Governo de Goiás

Durante três dias, Seapa e suas jurisdicionada, bem como outras pastas, realizaram atendimentos, palestras, oficinas e cursos

De 8 a 10 de maio, o Governo de Goiás, por meio de diversas pastas, em especial a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), participou de mais uma edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof).

Voltada a estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e outros interessados, a 21ª edição da Acof foi realizada no Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), com o tema “Mudanças Climáticas, Inovação e Inclusão Socioprodutiva”.

Gestores da Seapa participaram de diversas atividades durante a programação. No dia 8, o secretário Pedro Leonardo Rezende participou da abertura do evento; a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato, fez parte de uma roda de conversa sobre o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa); e o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável, João Asmar, abordou bioinsumos no painel “Mudanças Climáticas, Inovações e Inclusão Produtiva”.

Já no dia 9, a gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva, Cristhian Lorraine, ministrou palestra sobre a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e Patrícia Honorato compôs uma mesa-redonda sobre compras públicas e mercados institucionais. Por fim, no último dia de evento, o gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias, André Lousa, ministrou a palestra “Você, trabalhador (a) rural, quer comprar uma propriedade rural? Através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, é possível”; seguido pelo gerente de Gestão Patrimonial e Regularização Fundiária, Emanuel Pinheiro, que apresentou o tema “Saiba quais são os documentos obrigatórios para seu imóvel rural”.

Além das participações na programação de palestras, rodas de conversa e oficinas, as equipes da Seapa tiraram dúvidas e orientaram os participantes da Acof sobre o PAA e o Crédito Social, programas operacionalizados pela pasta. Além disso, a feira contou com uma unidade demonstrativa de Fábrica Móvel de Farinha e Goma, com orientações quanto ao funcionamento e operação do maquinário. A Seapa também aplicou aos visitantes um questionário referente à pesquisa a respeito do desenvolvimento e utilização de bioinsumos agrícolas em Goiás, conduzida pela Secretaria em colaboração com a Embrapa Arroz e Feijão.

“Participar da 21ª edição da Acof foi uma oportunidade valiosa para a Seapa demonstrar seu compromisso com a Agricultura Familiar e a inclusão produtiva em Goiás. Nossas diversas atividades, desde palestras até orientações sobre programas refletem nosso empenho em oferecer suporte abrangente aos agricultores familiares. Estamos orgulhosos de contribuir para a construção de um setor agrícola mais inclusivo e resiliente em nosso estado”, comenta a gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva da Seapa, Cristhian Lorraine.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo