LÁCTEOS – AGRO EM DADOS / AGOSTO 2025

Em maio, a relação de troca melhorou para o produtor, com redução no volume de leite necessário para aquisição de insumos, indicando um aumento no poder de compra. De acordo com a Embrapa, foram necessários 31,8 litros de leite para adquirir 60 kg de mistura*, queda de 6,5% em comparação a abril, quando eram exigidos 34,0 litros de leite. Essa melhora está relacionada à redução nos custos com alimentação concentrada, que recuaram 2,8% em junho frente ao mês anterior. Esse cenário foi influenciado pela queda nas cotações do milho, registradas a partir do mês de abril com o avanço da colheita da segunda safra, somada ao maior processamento da soja, que consequentemente ampliou a oferta de farelo no mercado.

Paralelamente, as cotações do leite apresentaram variações positivas. Em junho, a média nacional registrou acréscimo de 0,4%, enquanto em Goiás o aumento foi mais expressivo, atingindo 2,4% quando comparado ao mês anterior. Em relação aos derivados lácteos goianos, em junho, observou-se valorização dos produtos, com elevação dos preços nominais do leite UHT integral e do queijo muçarela, segundo o Instituto Mauro Borges (IMB).

No panorama internacional, para o acumulado de janeiro a junho de 2025, as exportações brasileiras recuaram em volume e valor exportado. A retração na comercialização no comércio exterior pode ser atribuída à redução das transações envolvendo Cuba – terceiro maior importador – de 74,2% em valor exportado, frente ao mesmo período do ano anterior.  Entretanto, quanto ao número de destinos dos produtos lácteos foi alcançado recorde, atingindo 103 países no mundo.

Já para Goiás, na contramão do cenário nacional, houve crescimento nas exportações em 2025, quando comparado ao mesmo intervalo do ano anterior. O estado alcançou, em junho, o melhor desempenho dos últimos dez anos em termos de valor e volume exportado para esse mês, com aumento nas aquisições dos Estados Unidos e do Chile – principais parceiros comerciais do estado.

*Mistura composta de 70% de milho e 30% de farelo de soja

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo