Primeira doação do ano ao programa Sukatech foi da AGR
Programa incentiva descarte correto de equipamentos eletrônicos que não possuem mais utilidade e valor econômico, mas que podem servir de instrumento para aprendizagem nas Escolas do Futuro
A Agência Goiana de Regulação (AGR) começou o ano fazendo doação de bens para reciclagem ao programa Sukatech, que é uma iniciativa do Governo de Goiás, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O programa visa promover a sustentabilidade e a inclusão digital por meio da reciclagem e do reuso de equipamentos eletrônicos. Foi a primeira doação recebida neste ano pelo Sukatech.
A AGR doou diversos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que não tinham mais serventia no órgão. O material será recondicionado e entregue às Escolas do Futuro, ou descartado de forma correta, caso não seja possível recuperá-lo.
A coordenadora de Patrimônio da AGR, Ádila Celi Correia Dias, ressaltou a importância da doação. “Separamos todos os bens sem uso dentro da AGR, alguns são antigos e podem não ter um resultado adequado, mas ainda podem ser utilizados”, disse. “Entregamos para o Sukatech que vai fazer o recondicionamento e o descarte correto, e distribuir aqueles que têm serventia para as Escolas do Futuro, promovendo a capacitação de jovens e adultos”, pontuou.
Programa Sukatech
O Sukatech conta com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que atua na gestão de resíduos eletrônicos, com a reciclagem e o recondicionamento de equipamentos. Isso contribui para a redução do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desses eletrônicos no estado.
Os materiais coletados pelo programa são cuidadosamente planejados, atendendo, preferencialmente, à população em situação de vulnerabilidade social e às escolas públicas. Além disso, contribui com o programa de capacitação de jovens e adultos por meio das Escolas do Futuro, que oferecem aulas práticas de tecnologia e robótica, usando resíduos eletroeletrônicos coletados.
A doação da AGR reforça o compromisso da agência com a sustentabilidade e o desenvolvimento social do estado de Goiás. A iniciativa demonstra a responsabilidade da Agência para com o meio ambiente e a comunidade, fortalecendo a inclusão digital e a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás