Prefeito de São Simão discute com AGR projeto de Parceira Pública de Investimento
- O presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Eurípedes Barsanulfo, se reuniu com o prefeito de São Simão, Wilber Floriano Ferreira, para tomar conhecimento do andamento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos urbanos que está sendo implantado naquele município, localizado às margens do Rio Paranaíba, na divisa com Minas Gerais.
-
O Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Controle, Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), é parceira da Presidência da República, do Ministério de Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica Federal na implantação do Programa de Parcerias de Investimentos. No projetos em São Simão, um dos cinco municípios pilotos do Brasil, a AGR entrará como o agente regulador e fiscalizador das parcerias público-privadas devido à sua expertise no assunto.
O Programa de Parcerias de Investimentos em São Simão tem o total apoio do Governo de Goiás que está empenhado em ajudar a garantir o sucesso do programa. A previsão dos coordenadores é que, até o fim deste ano, ele já estará em operação. Eurípedes Barsanulfo lembrou que cuidar de saneamento básico é cuidar da saúde pública. Ele acredita que o projeto de São Simão servirá de exemplo para outros municípios goianos.
Um total de22 projetos está em execução em 42 municípios de 14 Estados. Em Goiás, apenas o município de São Simão está recebendo o apoio técnico e financeiro da Presidência da República, da Caixa Econômica Federal e do Ministério de Desenvolvimento Regional, através do Fundo Federal de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessões. O potencial de investimentos das empresas no PPI é de R$ 14 bilhões.
Na reunião de hoje, realizada na AGR, além do presidente da Agência e do Prefeito de São Simão, participaram o gerente nacional de Desestatização, Parcerias e Serviços Especiais para Governos da Caixa Econômica Federal, Dario Ferreira Reis de Paula, além de outros técnicos da Caixa e assessores da Prefeitura. E também, a procuradora chefe da AGR, Patrícia Junker, o gerente de Saneamento, Eduardo Henrique da Cunha. E ainda, o secretário de Meio Ambiente de São Simão, Paulinho Costa Dias, o diretor do Consórcio Conen, Ernani Costa, além de representantes das empresas de consultoria do projeto do PPI.
Assessoria de imprensa – AGR