Ouvidoria Setorial da AGR está entre as três melhores de 2021


Ouvidor Francisco Macedo (ao centro), com a equipe da Ouvidoria Setorial da AGR

Foto: AGR


Ouvidor Francisco Vieira de Macedo e equipe são homenageados pela Controladoria-Geral do Estado, ao lado de ouvidores da Secretaria de Segurança Pública e do Ipasgo, durante Semana Internacional de Combate à Corrupção

A Ouvidora Setorial da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) é reconhecida pela Controladoria-Geral do Estado como uma das três melhores de 2021, dentre as unidades que compõem o Sistema Estadual de Ouvidorias do Governo de Goiás. O ouvidor Francisco Vieira de Macedo e equipe receberam a homenagem pelo desempenho na avaliação das ouvidorias, nesta quarta-feira (08/12), durante a programação da Semana Internacional de Combate à Corrupção.

Em 2021, a Ouvidoria da AGR alcançou um índice de resolutividade de 67%, prazo médio de resposta de 2,6 dias e 7,7 na avaliação dos usuários na pesquisa de satisfação. Na cerimônia de homenagem, em que foram reconhecidas pelo esforço, também, as ouvidorias setoriais da Secretaria de Segurança Pública e do Ipasgo, o superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Borges Carvalho, e o coordenador de Inovação da Ouvidoria Geral do Estado, Andrei Lima, apresentaram os indicadores avaliados e o resultado de desempenho deste ano.

A ouvidoria da SSP obteve um índice de 66% de resolutividade, prazo médio de resposta de 7,2 dias e nota 7,9 de satisfação dos usuários; e a do Ipasgo teve 69% de resolutividade, prazo médio de resposta de 6,5 dias e nota 7,6 de satisfação. Além desses três indicadores, a avaliação de desempenho considerou, embora com menor peso no cálculo do índice, o número de manifestações registradas e o número de usuários que responderam ao questionário de satisfação.

Avançar
Ao receber a homenagem, o ouvidor da AGR, Francisco Macedo, afirmou que o reconhecimento é motivador para toda a equipe. “Estar entre as três melhores ouvidorias setoriais é uma honra, mas, também, é uma imensa responsabilidade, pois sabemos que avançar na melhoria dos processos desta Ouvidoria Setorial é o nosso único caminho a trilhar, não temos a opção de regredir”, disse. Segundo afirmou, “este resultado só foi possível pela parceria entre a ouvidoria Setorial e as demais unidades da AGR, que têm comprometimento e respeito com as demandas dos usuários”.

Francisco Macedo destacou o apoio técnico da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) ao longo deste ano, orientando e capacitando continuamente os trabalhos para o êxito da rede de ouvidorias do Estado. “A Ouvidoria Geral do Estado ao valorizar as boas práticas, tornam as ouvidorias setoriais do Poder Executivo de Goiás ainda melhores, o que é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo do Estado”, acentuou.

De acordo com o ouvidor da AGR, o papel da ouvidoria é essencial para o bom funcionamento de órgãos e entidades da administração pública. “Porém, em se tratando de agências reguladoras, esse papel é ainda mais importante, pois é a ouvidoria que estabelece um link de comunicação com a população, é por meio dela que a AGR pode ter uma interação com os usuários dos serviços por ela regulados”, observou.

E disse mais: “Temos a competência de dirimir, no âmbito administrativo, as divergências entre as empresas prestadoras de serviços públicos, bem como entre esses prestadores e seus usuários. Fundamentada na demanda resultante dessas tratativas, a Ouvidoria Setorial da AGR tem por finalidade colaborar internamente para a correção de procedimentos ineficientes, visando o aprimoramento dos processos regulatórios da autarquia.”

O trabalho da Ouvidoria Setorial da AGR é realizado pela equipe coordenada pelo ouvidor geral Francisco Macedo e que é integrada pelos servidores: Adriano Modesto de Sousa Guimarães, Ana de Cassia Siqueira, Delza Camargo Rezende, Hugo de Assis Furtado, Marcela de Oliveira Faleiro, Matheus Silva Ramos, Michelle Aparecida Cavalini de Almeida, Neide Maria da Silva Bispo e Ubirajara Lopes.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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