Ouvidoria Setorial da AGR divulga relatório de outubro


fonte: Relatório Sistema e-Ouvidoria / AGR 


Das 6.814 manifestações recebidas, 1.720 foram relativas a saneamento básico e transporte intermunicipal de passageiros. Outras 5.241 foram feitas por consumidores de energia

A Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação (AGR) divulgou, nesta segunda-feira (7/11), o relatório do mês de outubro, com as manifestações dos usuários dos serviços de saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e energia elétrica. Do total de 6.814 manifestações recebidas no mês, 1.720 chegaram pelo sistema E-Ouvidoria relativas a pedidos de informações e reclamações sobre serviços de saneamento básico e transporte; e as 5.241 restantes, entraram no sistema SGO/Aneel, relativas a manifestações de consumidores de energia. O relatório está disponível no site www.agr.go.gov.br.

Essas manifestações são divididas em dois principais grupos: pedidos de informação; e registro de reclamações. Dentre as 1.720 manifestações de usuários de saneamento básico e transportes, 1.573 ou 91%) foram de usuários pedindo informações sobre os serviços; e 147 ou 9%, de reclamações. No caso das manifestações sobre energia, dos 5.241 registros, 4.490 ou 86% foram de pedidos de informações; 747 ou 14% de reclamações; e 4 de denúncias apresentadas pelos consumidores.

De acordo com o relatório, o canal de atendimento mais procurado pelos usuários dos serviços de saneamento e transporte foi o Call Center – 0800 704 3200, com 70% da demanda; seguido pelo WhatsApp – 62 9 8480 7353, com 28%. Outros usuários preferiram o formulário eletrônico (10 manifestações); o atendimento presencial (9) ou o E-mail ouvidoria@agr.go.gov.br. Os consumidores de energia também preferiram o 0800 727 0167 e o 167 da Aneel, seguido pelo 171 do Fale Conosco, Chatbot, aplicativo da Aneel, atendimento local na Aneel e atendimento local na AGR. O atendimento médio das solicitações à AGR foi cumprido em 10,09 dias.

Os assuntos mais demandados pelos usuários dos serviços de água e esgotos em outubro deste ano foram: débitos pendentes (56,45%); religação (28,80%); falta de água (5,09%); fatura (2,67%); vazamento de água (2,54%); vazamento de esgoto (1,53%); excesso de consumo (1,46%); e hidrômetro (0,45%). No setor de energia, a demanda se deu, sobretudo em relação a falta de energia (42,85%); religação (13,05%); débitos anteriores (10,27%); oscilação (4,86%); apresentação e entrega da fatura (3,56%); 2a via da fatura (2,94%); ligação (2,03%; suspensão indevida (1,78); e variação (1,78%).

Com relação à área de transporte intermunicipal de passageiros houve uma redução no número de reclamações em relação ao mês anterior. As 10 reclamações de transporte foram por falta de manutenção do veículo (3); por desrespeito ao passageiro (3); por transporte irregular (3) e por superlotação (1).

Quanto à origem das demandas, na área de saneamento básico, Goiânia liderou as manifestações, com 34,92% das manifestações, seguida de Aparecida de Goiânia (10,11%) e de Anápolis (7,76%). Os consumidores de energia que mais demandaram a Ouvidoria Setorial da AGR foram de Goiânia (25,35%); de Aparecida de Goiânia (7,88%); e de Anápolis (5,41%).

A Ouvidoria Setorial é o principal canal de participação do usuário com a Agência Goiana de Regulação (AGR). Neste mês não houve a necessidade de encaminhamento de manifestação de ouvidoria para análise técnica da Gerência de Saneamento Básico da AGR, tendo sido as demandas dos usuários analisadas diretamente pela Ouvidoria Setorial. No mês de outubro, não foi possível identificar recorrência de problemas diante do volume das manifestações, o que sinalizou não haver indícios de inconformidades na prestação dos serviços.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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