Consultores apresentam conceito de ESG a gestores da AGR



Como mediadores de conflitos, entes reguladores são considerados uma das portas para a implementação de iniciativas sustentáveis

Representantes da Russell Bedford Brasil Consultoria apresentaram, na segunda-feira (21/11), à Agência Goiana de Regulação (AGR) os principais aspectos do conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança, o ESG (Environmental, Social and Governance), em uma instituição pública ou privada. Essas práticas determinam se ela é socialmente consciente, sustentável e administrada de forma correta. A regulação econômica, por intermediar conflitos de interesses entre o Estado, investidores e usuários dos serviços públicos, é considerada uma das portas de entrada para avanços nas iniciativas sustentáveis no País.

O presidente da AGR, conselheiro Wagner Oliveira Gomes, a gerente de Regulação Econômica e Desestatização, Graciela Profeta, e o chefe de Gabinete, Thiago Nepomuceno, participaram da reunião, na modalidade virtual, em que se enfatizou a importância da regulação para o bom funcionamento do mercado. Segundo a gerente de Regulação, o ESG representa as práticas adotadas por um órgão ou uma empresa no intuito de minimizar seus impactos no meio ambiente, para construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração. 

Conforme destaca a gerente, pelo trabalho que a AGR realiza, entender e implementar as práticas ESG nas suas atividades de regulação, controle e fiscalização de serviços públicos, pode permitir a medição e suavizar o impacto de um negócio nos aspectos ambientais sociais e de governança. “Com isso, os setores regulados podem gerar cresciemtno econômico aliado à sustentabilidade, com redução de riscos”, diz. 

De acordo com os consultores da Russel Bedford, o Brasil perde inúmeras oportunidades internacionais, de investimentos e parcerias por não adotar as práticas do ESG, que têm ganhado cada vez mais espaço em todo o mundo. 

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo