Atendimento itinerante da AGR contribui para ampliar controle social


Foto: AGR


Participação da Ouvidoria Setorial em eventos como o Mutirão Iris Rezende e o Alego Ativa é meio efetivo de levar informações à população sobre direitos e deveres de usuários de serviços públicos de saneamento, energia, transporte intermunicipal e outros. Em Mutirão de Aparecida de Goiânia, atendimentos somaram 59 registros

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) registrou 59 atendimentos a usuários de serviços públicos durante a segunda edição do Mutirão Iris Rezende, realizado pelo Governo de Goiás no município de Aparecida de Goiânia. Dessas manifestações, 92,8% foram referentes a serviços de saneamento básico e 7,2% relativos a transporte intermunicipal de passageiros quanto ao uso de passe livre para deficiente e passaporte do idoso.

Os trabalhos no estande da AGR foram realizados pela Ouvidoria Setorial, com apoio das gerências do órgão. Segundo o ouvidor chefe, Francisco Vieira Macedo, que coordenou mais esta ação do programa Ouvidoria Itinerante da AGR, ao levar os serviços prestados pela autarquia a eventos como o Mutirão Iris Rezende, se amplia o controle social por parte dos usuários no que se refere aos serviços públicos regulados, controlados e fiscalizados pela AGR. “Além disso, promovemos uma relação mais humana junto à sociedade, beneficiando as pessoas que mais precisam e que não têm acesso aos canais de comunicação da AGR”, acentua.

Conforme ressalta o ouvidor geral, a participação da AGR nos mutirões do Governo de Goiás e também nos eventos do programa Alego Ativa, da Assembleia Legislativa, visa atender as pessoas que não conhecem seus direitos junto às empresas prestadoras do serviço Público. No balcão da AGR, qualquer consumidor de água, energia e esgotamento sanitário pode saber mais sobre as contas, sobre como acessar tarifas sociais ou optar por equipamentos mais econômicos.

A Ouvidoria Setorial da AGR é a terceira instância para os usuários recorrerem quando não são atendimentos satisfatoriamente pelas prestadoras de serviços de água e esgotos e de energia elétrica. Se diante de um problema o consumidor não encontrar a solução junto às empresas e suas ouvidorias, aí, sim, pode recorrer à AGR, que é o órgão do governo responsável por fiscalizar esses serviços, entre outros.

Quanto ao transporte rodoviário entre cidades goianas em linhas regulares, os usuários podem resolver questões relativas ao passe livre do deficiente e também do passaporte do idoso, registrar manifestações sobre atraso em ônibus, superlotação ou veículos irregulares fazendo o transporte de passageiros, transporte clandestino e outras questões.

Nas ações itinerantes, a AGR também atende aos prestadores de serviços públicos, levando serviços como emissão de certidões e cópias de documentos e informações sobre baixa de cadastros de empresas e de veículos, autorizações e encaminhamentos para emplacamento e outros serviços. Além disso, informa sobre as condições do programa de incentivo à regularização fiscal (Refis).

Alego Ativa
No próximo sábado (18/12), a Ouvidoria da AGR participa de novo evento da Assembleia Legislativa, desta vez na Escola Municipal José Amâncio de Sousa Pinto, na Avenida Perimetral com a Rua Dirceu de Mendonça, na cidade de Hidrolândia.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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