AGR realiza palestra sobre ética no serviço público.


Evento teve como foco principal a cultura organizacional e a relevância de se criar um ambiente de trabalho ético, dialógico e transparente.

Em busca de aprimorar a conduta ética de seus servidores e fortalecer a cultura de transparência e boa gestão na organização, a Agência Goiana de Regulação (AGR) realizou, nesta terça-feira (02), uma palestra sobre os desafios da ética no serviço público. O evento foi ministrado pelo gerente de Promoção de Valores da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ricardo Orsini, e debateu temas como a importância da ética na construção de um serviço público mais justo e eficiente, os desafios éticos específicos do setor de regulação e as ferramentas disponíveis para auxiliar os servidores na tomada de decisões éticas.

A diretora de Gestão Integrada da AGR, Andrea Bonanato Estrela, abriu o evento sinalizando para a importância de se discutir o assunto na organização. “A ética, os valores permeiam todas as nossas atividades, da área meio e principalmente, nas áreas finalísticas”, disse. “A AGR como órgão de campo que atua diretamente na sociedade, reconhece que a ética é a base para uma atuação exemplar e transparente”, acentuou a diretora de Gestão Integrada.

Ao longo da palestra, Ricardo Orsini enfatizou a responsabilidade individual e coletiva de cada servidor na construção de uma AGR mais ética e transparente. Ele ressaltou a importância de que todos os servidores estejam cientes dos princípios éticos que norteiam a atuação da agência e que se empenhem em segui-los em seu dia a dia.

Além disso, pontuou que a cultura organizacional é a personalidade da organização. “O grande desafio da ética nas organizações públicas é desenvolver cultura organizacional que tem tudo a ver com ética, porque ela determina aquilo que de fato a gente faz”, disse. “Ética são os princípios e valores que devem ser tomados como referência na nossa conduta e em nossos processos de tomada de decisão”, afirmou Ricardo Orsini.

O gerente de Promoção de Valores da CGE também compartilhou experiências pessoais em organizações e enfatizou os desafios específicos do setor de regulação, como a necessidade de evitar conflitos de interesse e garantir a imparcialidade nas decisões. Ele destacou que a ética é fundamental para o combate à má gestão e males que podem comprometer a qualidade dos serviços públicos e prejudicar a população.

Ricardo Orsini apresentou aos servidores da AGR diversas ferramentas que podem auxiliar na tomada de decisões éticas, como o Código de Conduta Ética do Servidor Público do Estado de Goiás. Ele também ressaltou a importância da busca por orientação sempre que houver dúvidas sobre a conduta adequada em uma determinada situação.

Ações contínuas
A palestra sobre ética faz parte de um conjunto de ações que a AGR vem implementando para fortalecer a ética na organização. Entre outras iniciativas, a agência incentiva os seus colaboradores a realizar cursos de capacitação, promovendo campanhas de conscientização e aprimorando seus mecanismos de controle interno.

A AGR acredita que a ética é fundamental para a construção de um serviço público mais justo, eficiente e confiável. Por meio de ações contínuas de conscientização, capacitação e aprimoramento dos seus mecanismos de controle interno, a agência visa fortalecer seu compromisso com a ética e a transparência, contribuindo para o bem-estar da população goiana.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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