AGR participa de eventos da Abar, em Brasília


Fórum Ibero-americano de Regulação promove troca de experiências entre países da América Latina e do Caribe em práticas regulatórias do saneamento básico. Câmaras Técnicas discutem os temas mais importantes das diferentes áreas reguladas

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) realiza, nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília, a 16ª edição do Fórum Ibero-americano de Regulação, o Fiar 2024. O evento foi criado em 2002 para a troca de experiências entre os responsávgeis por regular o uso e a sustentabilidade dos recursos hídricos e do saneamento nas Américas, de forma a dar mais eficiência a essas atividades e atrair novos investimentos para o setor. O presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, o diretor de Regulação e Fiscalização, Eduardo Henrique da Cunha, e o assessor especial da Presidência da AGR participam do evento que reunirá agências de 15 países.

O fórum terá abertura solene na segunda-feira (25/11), às 8h30, no Windsor Brasília Hotel, e contará com a presença do presidente da Abar e diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinícius Benevides, que é o anfitrião do evento. Dentre os convidados está o governador Ibaneis Rocha, o presidente da Associação de Entidades Reguladoras de Recursos Hídricos e Saneamento Básico das Américas (Aderasa), Mauro Gutierrez; o ministro do Triubnal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz; e o diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

Como garantir água e esgotamento sanitário para todos, com modicidade tarifária, nos próximos anos? A universalização desses serviços é uma exigência do novo marco regulatório do saneamento, e o Brasil terá que universalizar a cobertura desses serviços até 2033, com a consolidação da entrada de investimentos privados no setor e diante da crescente onda de eventos climáticos extremos.

Câmaras Técnicas
Ainda no dia 26, terça-feira, a AGR participa da Câmara Técnica de Saneamento Básico e Recursos Hídricos (CTSan), no mesmo local. Os debates sobre Água e Esgoto e também sobre Drenagem e Recursos Hídricos terão a coordenação de Samuel Alves Barbi Costa, da Arsae. Silvio Cesar dos Santos Rosa, da Aresc, vai coordenar os trabalhos relativos a Resíduos Sólidos. O diretor de Regulação e Fiscalização da AGR participa, também, da Câmara Técnica de Transporte, na quarta-feira (27).

Esta é a última edição do ano das Câmaras Técnicas da Abar, que realizou as três primeiras edições em Goiânia (março), Curitiba (junho) e João Pessoa (setembro). As Câmaras Técnicas de Brasília serão realizadas de 26 a 29 de novembro na sede da Adasa, com exceção da CTSan, programada para o Windsor Brasília Hotel.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo