AGR participa da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio
Card: AGR
Em parceria com Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Palácio Pedro Ludovico, Agência promove live sobre tema, no dia 15 de setembro, às 14h. Campanha Setembro Amarelo salva vidas
A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) realiza, no dia 15 de setembro, às 14h, uma live com a primeiro-sargento da Polícia Militar de Goiás, Ana Paula Nunes, sobre o tema “Prevenção do suicídio”. O evento tem a parceria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e marca a participação da Agência na Campanha Setembro Amarelo.
O Setembro Amarelo é desenvolvido desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tendo como propósito alertar os brasileiros para a necessidade de uma sociedade mais atenta aos sinais que podem culminar em suicídio. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, com ações concentradas principalmente no mês de setembro.
De acordo com os coordenadores da campanha nacional Setembro Amarelo, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
É possível prevenir
A live programada pelo Sesmt da AGR é dirigida a todos os servidores. A palestrante Ana Paula Nunes é psicóloga clínica, neuropsicóloga e especialista em saúde do trabalhador. É psicóloga no Hospital da Polícia Militar de Goiás, instrutora na Academia da Polícia Militar e professora da Escola de Governo.
Na sua palestra, Ana Paula vai enfatizar que é possível, sim, prevenir o suicídio, jogando por terra o velho paradigma de que quem quer suicidar acaba consumando o fato um dia. É preciso, no entanto, estar alerta aos primeiros sinais para perceber se a pessoa precisa de uma terapia ou outra ajuda psicológica. Pode ser um familiar, um colega de trabalho, qualquer um que esteja próximo. O suicídio pode ser evitado e depende de uma sociedade mais atenta aos sinais.
A participação da AGR na campanha Setembro Amarelo se dá no sentido de contribuir para um mundo melhor, de relações mais humanas e condições mais dignas de trabalho e vida para todos.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – Governo de Goiás