AGR mantém suspensas até 31 de dezembro inscrições de créditos na dívida ativa
AGR mantém suspensas até 31 de dezembro inscrições de créditos na dívida ativa.
Medida segue decisão do Governo Estadual que prorrogou a suspensão das medidas administrativas no âmbito da Secretaria de Estado da Economia, em função da situação de emergência causada pela pandemia do coronavírus
O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Estaduais (AGR) decidiu prorrogar até 31 de dezembro deste ano a suspensão de inscrições em dívida ativa dos créditos da Agência. A exceção é para os casos em que a não inscrição do crédito implique na sua decadência.
De acordo com a Portaria 137, de 6 de outubro, ficam suspensos, também, os vencimentos das parcelas dos Termos de Acordo de Parcelamento e dos Termos de Adesão pactuados pela Gerência de Finanças e Dívida Ativa da AGR. Os parcelamentos não serão denunciados até o novo prazo, ainda que haja atrasos.
A portaria prorroga, ainda, a validade das Certidões Negativas de Débito e as Certidões Positivas com Efeitos de Negativa de Débitos relacionados a créditos da AGR, e suspende os ajuizamentos de ações de execuções fiscais relativas a títulos expedidos pela Gerência, com exceção daqueles casos em que o não ajuizamento acarrete a prescrição do crédito tributário ou não tributário.
Não estão sujeitos aos efeitos da portaria os casos em que os vencimentos se deram em período anterior à declaração de situação de emergência de saúde pública no Estado.
A medida do Conselho Regulador da AGR acompanha decisão do Governo Estadual que, pela Lei 20.840/2020, prorrogou a suspensão das medidas administrativas no âmbito da Secretaria de Estado da Economia, em função da situação de emergência na saúde pública em Goiás.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização (AGR) – Governo de Goiás