AGR divulga cronograma de fiscalização de terminais rodoviários de passageiros
Mais de 20 unidades serão vistoriadas entre fevereiro e março para garantir segurança e conforto dos usuários que utilizam os terminais em todo o estado
O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou, no dia 10 de fevereiro, a resolução que dispõe sobre o cronograma de vistoria nos Terminais Rodoviários de Passageiros do Estado de Goiás. Essa resolução, proposta pela Gerência de Regulação Econômica e Desestatização (Gered), estabelece as datas para as ações de fiscalização em cada unidade, e visa garantir mais segurança e o conforto aos usuários dos terminais, além de verificar se as empresas que operam nesses locais estão cumprindo com as normas e os regulamentos.
Ao todo, durante o ano de 2024, serão realizadas 189 vistorias planejadas em terminais administrados pelo estado, além de mais 19 visitas a terminais administrados por prefeituras, totalizando 208 instalações vistoriadas em diferentes cidades goianas. Durante essas ações, os técnicos da Gered vão verificar diversos aspectos relativos às instalações e aos serviços prestados nos terminais, entre eles, o cumprimento das normas que regem o funcionamento desses espaços, além das estruturas e condições de higiene.
Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, as equipes realizarão vistorias nos terminais rodoviários de passageiros em 13 cidades, incluindo Cristalina, que já recebeu a visita da equipe da Gered nesta semana. Além disso, a ação ocorrerá em Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Palmelo, Santo Antônio da Esperança (distrito de Santa Cruz de Goiás), Urutaí, Ipameri, Cristianópolis e Campo Alegre.
Para o gerente de Regulação Econômica e Desestatização da AGR, Rafael Barbosa de Carvalho, o objetivo de ter definido um cronograma de vistorias é para dar uma maior transparência às ações regulatórias da agência. “ Com o cronograma de cidades, o gestor daquele terminal tem ciência da data exata em que a AGR estará lá para fazer a vistoria e, porventura, já buscar a resolução de algum eventual problema existente”, explica.
Após a visita, os técnicos da Gered, comandada pelo gerente Rafael Barbosa, produzem relatórios apontando se há não conformidades nessas estruturas e, depois, notificam os gestores. “Os relatórios são feitos visando criar alguma mudança e orientar políticas públicas voltadas à conservação dos terminais”, destaca o gerente de Regulação.
O cronograma completo de quais municípios irão receber essa fiscalização em terminais rodoviários está disponível no link: Cronograma.
Recomendações aos usuários
A AGR recomenda que os usuários dos terminais rodoviários fiquem atentos às condições de higiene, segurança e estrutura física. Caso encontrem alguma irregularidade, informem à Ouvidoria Setorial pelos canais de atendimento:
0800 704 3200 (Call Center)
62 98480 7353 (WhatsApp)
E-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br
Atendimento presencial: Avenida Goiás, 305, Edifício Visconde de Mauá, 3º andar – Centro Goiânia
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás