AGR monitora em tempo real o abastecimento de água de Buriti Alegre
Metodologia implica na identificação precisa do fluxo da água, da pressão nas tubulações, de paralisações no sistema e dos padrões de consumo
A Agência Goiana de Regulação (AGR) obteve o acesso remoto ao sistema de abastecimento de água, para monitorar em tempo real a situação dos reservatórios na cidade de Buriti Alegre. A AGR tem convênio firmado com a prefeitura do município desde 2021 para regular os serviços de saneamento básico da cidade.
Buriti Alegre é o segundo município goiano a possibilitar à AGR o acompanhamento remoto do sistema de abastecimento, mediante aparatos tecnológicos. Esta iniciativa assegura que a equipe de saneamento da AGR possa monitorar diariamente o fluxo de água, e o funcionamento das bombas e tenha acesso a dados e informações coletadas por sensores inteligentes, possibilitando uma resposta mais precisa e ágil a qualquer eventualidade que possa surgir, inclusive durante o período de estiagem.
A primeira cidade que concedeu o monitoramento remoto foi Ipameri, município localizado a 202 km de Goiânia, que já usufrui dos benefícios da fiscalização remota. Agora, com a adesão de Buriti Alegre, a AGR amplia sua capacidade de monitorar o funcionamento das bombas e as variações dos reservatórios, garantindo mais qualidade no abastecimento de água para uma população cada vez maior.
No início deste mês, quando houve interrupção dos serviços de energia e saneamento em Buriti Alegre, as equipes de Saneamento e Energia da AGR atuaram de forma remota e presencial após problemas técnicos na linha de transmissão que atende a captação de água do município. A bióloga e assessora técnica da Gerência de Saneamento Básico, Alessandra Francisca dos Santos, e o gerente de Energia, Jorge Pereira, estiveram na cidade acompanhando de perto as ações da concessionária de energia, a Equatorial, até que o sistema de abastecimento de água estivesse totalmente restaurado.
A partir de agora, a população de Buriti Alegre pode, também, acompanhar o desempenho do sistema de abastecimento de água pelos relatórios disponibilizados no site da AGR.
Texto: Briana Silva (Estagiária de Jornalismo)
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás