AGR participa do lançamento do Fórum Goiano de Governo Aberto
Durante o encontro, Controladoria-Geral do Estado apresentou aos membros do fórum a metodologia de preparação do primeiro Plano de Ação em Governo Aberto do estado de Goiás
O ouvidor setorial da Agência Goiana de Regulação (AGR), Francisco Vieira de Macedo, participou, nesta sexta-feira (4/8), na sede da Emater, da reunião de lançamento do Fórum Goiano de Governo Aberto, que integra 48 entidades – entre órgãos da administração direta, indireta, sociedade civil e comunidade acadêmica. Essas instituições irão promover ações para tornar a administração pública estadual mais aberta, transparente e inovadora.
De acordo com o ouvidor Francisco Vieira de Macedo, que representa a AGR no referido fórum, ao adotar práticas de governo aberto, o Governo de Goiás fortalece a confiança dos cidadãos, aumenta a eficiência e a eficácia das políticas públicas, e promove a inovação e a colaboração entre os setores público e privado. “Além disso, o governo aberto contribui para a promoção da igualdade, da justiça social e do desenvolvimento sustentável por meio dos pilares: transparência, participação e colaboração”, destaca. Desta forma, conforme diz o ouvidor, o Governo de Goiás dá um importante passo para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A reunião foi presidida pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Diego Ramalho Freitas. Na programação, palestras sobre as experiências em Governo Aberto, com a professora e coordenadora do Colab-USP, Gisele Craveiro; o coordenador substituto de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, Bruno Venâncio de Abreu Costa; com a gerente de Promoção do Controle Social da CGE de Santa Catarina, Carolina Kichller; e a representante da Open Government Partnership (OGP), do México, Clorinda Romo. A metodologia do Governo Aberto foi apresentada por Leandro Monteiro, controlador especializado em Participação Cidadã da CGE-GO.
Consulta Pública
Durante o evento, foi lançada a Consulta Pública direcionada ao cidadão, com formulários que contemplam os temas tratados no I Plano de Governo Aberto: Ouvidoria, Participação, Transparência e Dados Abertos. Segundo a CGE, além de se aproximar do poder público, a população ajudará no mapeamento das prioridades do governo. A consulta será disponibilizada no Portal da Transparência.
As perguntas abordam temas como nível de satisfação com o tratamento e divulgação das informações públicas, a melhoria da comunicação entre governo e cidadãos, o nível de conhecimento sobre conselhos de usuários de serviços públicos, entre outros temas que ajudarão a entender melhor os anseios da sociedade e, a partir das respostas, melhorar as políticas públicas do Estado.
O Plano de Governo Aberto de Goiás resultante da consulta será aplicado entre 2024 e 2027. Nele constarão os compromissos do Estado para que o cidadão se torne ativo nas tomadas de decisões que afetam seu futuro. Por isso, é essencial que toda a população dedique alguns minutos do seu tempo e responda a pelo menos um dos formulários.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), com a Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás