Secretário da Administração participa do 2º InterAção da AGR
Evento interno, destinado a colaboradores da Agência, foi dividido em dois momentos: o de repasse de informações sobre as principais ações do semestre e um arraial com quadrilha, comidas típicas, brincadeiras e muita alegria
A Agência Goiana de Regulação (AGR) reuniu, na quinta-feira (22), os seus colaboradores para a segunda edição do evento InterAção, com o objetivo de alinhar as informações sobre as ações desenvolvidas pela Agência no primeiro semestre deste ano e os desafios para os próximos meses. O encontro, no auditório no 13º andar do edifício-sede, contou com a presença do secretário de Estado da Administração (Sead), Sérvulo Freire Nogueira; do subsecretário de Gestão de Pessoas, Alexandre Demartini; e da chefe de Gabinete, Márcia Freire Dantas.
O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, coordenou o 2º InterAção, que incluiu apresentação de realizações pelo chefe de Gabinete, Breno Pereira da Silva, pelo diretor de Regulação, Thiago Nepomuceno, e pela diretora de Gestão Integrada, Andrea Bonanato. Wagner Gomes apresentou a missão, a visão e os valores da AGR, contidos no Planejamento Estratégico 2023/2024 e destacou os blocos de atuação da Agência: Agenda Regulatória, Comunicação, Receita, Tecnologia e Atendimento aos usuários dos serviços regulados. Ele também mostrou aos colaboradores o projeto de reforma do edifício-sede.
Expertise em Regulação
Ao falar aos servidores, o secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, destacou que a atividade de regulação é uma das mais nobres dentro do aparelho estatal, exatamente porque requer um conhecimento técnico altamente refinado. “Vocês têm que conhecer a atividade econômica em si, de saneamento, energia, transporte, e têm que conhecer regulação, formação de preço, um conjunto de conhecimento que não está disponível para qualquer um”, observou, acrescentando que, por isso, a AGR deve valorizar o seu corpo funcional, pela expertise e o acúmulo do conhecimento que foi feito ao longo do tempo.
Sérvulo Nogueira afirmou que, nesse momento, a Sead empreende um esforço para dar o devido reconhecimento às carreiras dentro do Estado. “Estamos revitalizando as carreiras, e acho que isso será um grande avanço que teremos para os próximos anos”, disse, lembrando que nos últimos quatro anos o Estado se equilibrou e que, agora, tem que adicionar muito mais entregas à população. “Dentro disso, estão os serviços públicos de qualidade, sobre os quais a AGR desempenha papel fundamental”, salientou.
Ele explicou aos colaboradores da AGR que até a década de 70, o Estado, como Estado Empreendedor, intervinha na atividade econômica, prestando serviços ou fazendo a oferta de bens diretamente, a exemplo dos serviços de telefonia, de água, de energia. “Ao longo do tempo, se viu que do ponto de vista da gestão econômica e do processo econômico em si, o Estado poderia atuar apenas como um agente regulador, com poder de fiscalização e poder de polícia, agindo como elemento regulador da atividade econômica”, reforçou.
Missão, Visão e Valores
O presidente saudou os colaboradores da Agência e falou do Planejamento Estratégico 2023/2024, que está em fase de revisão, já tendo sido redefinidos a missão, a visão e os valores da AGR. Segundo destacou, a missão da Agência é a de promover a excelência dos serviços públicos e atividades objeto de delegação, em ambiente regulatório equilibrado e efetivo entre usuário, poder concedente e prestador de serviços. A visão da AGR é ser uma Agência reconhecida perante a sociedade pela excelência e relevância dos trabalhos desenvolvidos; enquanto traz, nos seus valores, a ética, a excelência técnica, a transparência, o equilíbrio regulatório, o relacionamento e a inovação.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás