AGR traça plano de gerenciamento de riscos para 2022


Foto: AGR


Em reunião com consultor do Programa de Compliance, integrantes da Secretaria Executiva do Comitê Setorial definem ações para melhoria contínua do gerenciamento de riscos, tendo em vista a avaliação da maturidade alcançada pela agência

Integrantes da Secretaria Executiva do Comitê Setorial de Compliance da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) se reuniram, na quarta-feira (02/02), com o consultor da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Geovanni Maciel Gonçalves, com o objetivo de definir as principais ações na busca da melhoria contínua do gerenciamento de riscos. Durante o encontro, eles traçaram um plano de ação para 2022 e avaliaram o grau de maturidade em gestão de riscos alcançado pela autarquia, desde a implementação do Programa de Compliance Público (PCP).

Para Geovanni Maciel, que é gestor de Finanças e Controle do Governo de Goiás e assessor de Controle Interno da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a gestão de riscos é um dos principais desafios do Programa de Compliance do Governo de Goiás. De acordo com ele, a gestão de riscos demanda capacitação para que os servidores passem a praticá-la de forma natural e efetiva.

Dentre outros pontos discutidos pelos membros da Secretaria Executiva com o consultor do PCP, está a importância do monitoramento dos riscos que deve ser feito pelos gerentes de quatro em quatro meses e, também, da capacitação dos gerentes e demais servidores na Escola de Governo, nos cursos de gestão de riscos e outros.

A reunião contou com a presença do coordenador da Secretaria Executiva, Hugo de Assis Furtado, e do secretário Adriano Modesto de Sousa Guimarães. O Ouvidor Setorial Francisco Vieira de Macedo, membro do Comitê Setorial também participou do encontro.
O Programa
O Programa de Compliance Público do Governo de Goiás foi instituído em fevereiro de 2019 e compreende um conjunto de ações que visam a conformidade da gestão com as normas e a ética, fomentar a transparência e as denúncias e combater a corrupção, responsabilizando empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta. Goiás foi o primeiro estado a implementar o Compliance na administração pública estadual, e tem como base os eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.

Na AGR, o programa foi instituído em setembro de 2019, após assinatura de Termo de Compromisso entre a Agência e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). No início de 2020, foi criado o Comitê Setorial de Compliance e, por último, a Secretaria Executiva do Comitê. A AGR é Selo Ouro em Transparência. O programa já alcança todas as gerências da autarquia.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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