AGR recebe certificado de excelência em Transparência Pública
Servidor Hugo de Assis Furtado recebendo o Certificado, na premiação do Ranking do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás
Foto: AGR
Além de obter o Selo Ouro de Transparência, autarquia se destaca na certificação em Compliance Público. Servidor Hugo de Assis Furtado, secretário executivo do Comitê responsável pela implementação do programa na agência, representou o presidente Marcelo Nunes de Oliveira na solenidade de premiação do ranking da 3ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado com a parceria do Tribunal de Contas do Estado
A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) recebeu, nesta quinta-feira (09/12), o Certificado de Excelência em Transparência Pública, concedido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na solenidade de premiação do ranking do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP). A cerimônia, presidida pelo governador Ronaldo Caiado, marcou o encerramento da Semana Internacional de Combate à Corrupção e também a culminância das atividades do PCP desenvolvidas pelos órgãos estaduais em 2021.
O secretário executivo do Comitê de Compliance da AGR, Hugo de Assis Furtado, representou o presidente Marcelo Nunes de Oliveira na solenidade e recebeu das mãos do vice-governador Lincoln Tejota a certificação em Compliance, por ter concluído, ao longo do ano, 180 horas de cursos na Escola de Governo, nos eixos do Programa: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. Na AGR, um total de 31 servidores foram certificados nos cursos oferecidos no âmbito do programa.
A certificação de excelência recebida pela AGR, que lhe confere mais uma vez o Selo Ouro em Transparência, se dá em reconhecimento ao elevado índice de transparência pública alcançado pela autarquia em seu Portal da Transparência “pelo atendimento às exigências legais e às boas práticas de divulgação de informações para a sociedade”, conforme consta no certificado.
Ao abrir a premiação, o secretário-chefe da Controladoria-Geral, Henrique Ziller, falou dos avanços obtidos nos três anos de implementação do PCP e do objetivo maior do programa que é o de prevenir o mau uso do recurso público e qualificar a gestão. Segundo destacou, um dos principais desafios é a gestão de riscos, por isso, nesta edição do programa, foram premiados também os proprietários de risco, como um incentivo e motivação aos profissionais que fizeram a diferença e contribuíram diretamente para os resultados alcançados.
Para o ranking do Compliance deste ano, os órgãos foram agrupados em três categorias, de acordo com o número de servidores. No primeiro grupo, foram premiados a Fapeg (1º lugar), a Vice-Governadoria (2º) e a Casa Civil (3º). No segundo grupo, foram premiados a Goinfra (1º lugar), a Sedi (2º) e a Emater (3º); e no terceiro grupo, a Agrodefesa (1º), a Saúde (2º) e a Sead (3º). Em seguida, foram premiados os órgãos que se destacaram em gestão de riscos e os do ranking em Transparência Pública.
A capacitação dos servidores nos quatro eixos do PCP é um dos propósitos do programa, pois dela depende a adoção de práticas que vão dar suporte à implementação e à consolidação do Compliance nos diferentes órgãos. Em todo o Estado, 3.116 servidores foram capacitados em 2021 nos quatro eixos do programa, e destes, 121 concluíram com êxito 180 horas de aula na Escola de Governo.
Na AGR, 31 servidores fizeram cursos de ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos neste ano: Adila Celi Correia Dias, Adriano Modesto de Sousa Guimarães, Ana de Cassia Siqueira, Canuto Marcos Alves Mais, Celso Flores Pinto, Claudio Rodrigues da Silva, Daniela Garcia Fleury, Delano Pádua Pacheco, Delza Camargo Rezende, Eunice Aparecida de Lima, Francisco Vieira de Macedo, Gabriel Medeiros Rocha Rodovalho, Hugo de Assis Furtado e Jonatas Arnaut da Cruz Filho.
E, ainda, Leila Márcia de Avila, Letícia Basílio de Souza da Luz, Lignalva Rosa Martins, Luciana Dutra Martins, Ludmylla Satyuga Ferreira, Luis Scartezini, Marcela de Oliveira Faleiro, Maria Clara Rodrigues, Matheus Silva Ramos, Michelle Aparecida Cavalini, Neide Maria da Silva Bispo, Rafael Bueno Duarte, Ralph Milhomem dos Santos, Solange Paula de Alvarenga, Thaís de Freitas Camilo, Victor Azevedo Rodrigues e Wagner Viana Silva.
Desde o início do PCP, seis servidores da AGR já alcançaram 180 horas/aula: Francisco Vieira de Macedo (2019), Hugo de Assis Furtado, Luis Scartezini, Maria Clara Rodrigues, Ralph Milhomem dos Santos e Adriano Modesto de Sousa Guimarães (2021).
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Recursos Públicos (AGR) – Governo de Goiás