Usuários de energia elétrica podem negociar débitos em feirão no estacionamento do Araguaia Shopping
Card: AGR
Estrutura fica no local até 30 de outubro. Usuários com contas vencidas há mais de seis meses conseguem até 40% de descontos sobre o valor da conta e sobre juros, multa por atraso e correção monetária. Parcelamento pode ser feito em até seis vezes nesses casos. Ouvidoria da AGR orienta consumidores
Os usuários de energia elétrica do Estado de Goiás com contas em atraso podem regularizar a situação durante a campanha da distribuidora, que está com um feirão de negociação no estacionamento do Araguaia Shopping até o dia 30 deste mês de outubro. As negociações preveem até 40% de desconto para quem está com contas atrasadas há mais de 180 dias, além da possibilidade de parcelamento dos débitos em até seis vezes com entrada de 10% do valor. O atendimento será de segunda à sábado, das 9h às 17h.
As contas com atraso de mais de 180 são resultado, principalmente de troca de titularidade do imóvel, com pendências anteriores à troca. Durante o feirão, os antigos proprietários ou locatários do imóvel poderão obter o desconto e parcelar o débito em seis vezes. Para contas recentes em atraso, o valor do débito é mantido, mas o usuário poderá pagar uma entrada de 10% e parcelar o restante em até oito vezes. As parcelas serão acrescidas nas faturas subsequentes.
Durante a campanha, os consumidores podem fazer a negociação nas mesmas condições também pelo Call Center da distribuidora, 0800-062-0196, ou em qualquer loja ou posto de atendimento da empresa no Estado de Goiás. A ação também contará com duas vans de atendimento móvel realizando todos os serviços para os clientes até o fim do mês. A negociação das faturas em atraso só pode ser feita pelo titular da conta de energia.
Segundo a companhia de distribuição de energia em Goiás, o objetivo do feirão é estimular os clientes a regularizarem sua situação com a empresa, além de promover conscientização em relação ao consumo de energia. Ainda segundo a empresa, o desconto incide sobre o total da dívida do cliente com a empresa, incluindo juros, multa e atualização monetária. Cliente paga 1% de juros de financiamento.
Os consumidores que procuram a Ouvidoria Setorial da AGR para fazer registro relativo a corte de energia por falta de pagamento da conta, são orientados, conforme a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a procurar um dos canais de atendimento da distribuidora para as diferentes formas de negociação que, neste momento, estão sendo objeto da campanha. Nesse caso, a ouvidoria não efetua o registro, apenas orienta o usuário.
Conforme destaca o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, a suspensão de energia por inadimplência sempre será precedida da notificação, seja escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias. “Caso não ocorra o pagamento da conta ou a negociação dos valores em débito com a Distribuidora, a mesma poderá efetuar a suspensão da energia, conforme as regras determinadas pela Aneel”, explica.
Ele lembra, também, que a religação da unidade consumidora à revelia da empresa distribuidora (autorreligação) vai gerar nova suspensão do fornecimento de forma imediata, bem como a possibilidade de cobrança do custo administrativo de inspeção, conforme valores homologados pela Aneel, e o faturamento de eventuais valores registrados e demais cobranças previstas nas resoluções da Agência Nacional.
Tarifa social
Para os clientes de baixa renda cadastrados na tarifa social, a empresa distribuidora realiza, desde 1º de outubro, campanha de negociação de dívidas com condições especiais. Durante todo o mês, esses consumidores poderão parcelar as contas em atraso em até 13 vezes com isenção de encargos sobre atraso (Juros Mora, Multa e Correção Monetária), sendo uma entrada + 12 parcelas com somente 1% de juros do financiamento.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás