Goiás registra em julho a pior seca desde o início do monitoramento pela ANA
Card: AGR
Ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, Estado teve a situação de seca mais severa no histórico do Monitor de Secas, despontando, também, entre os estados em que a seca alcançou mais áreas do seu território
A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, nesta segunda-feira (23/08), o resultado do monitoramento de secas feito no mês de julho em 21 unidades da Federação. Goiás está entre os 15 estados que tiveram uma intensificação da seca e, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, registrou a situação de seca mais severa no histórico do Monitor de Secas, sistema coordenado pela ANA e parceiros.
Com base no território, segundo divulgou a Agência, Goiás foi o quinto Estado mais atingido pela seca no mês de julho, depois de Mato Grosso, que lidera a área total com seca, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul. De acordo com o relatório, Goiás teve 333 mil 896 quilômetros quadrados de área afetados pela seca.
Na região Centro-Oeste, conforme ainda a ANA, devido à piora nos indicadores de seca, o fenômeno se agravou. Houve avanço da seca grave em Goiás e Mato Grosso do Sul e da seca fraca em Mato Grosso, que entrou pela primeira vez no Mapa do Monitor de Secas em junho e é a mais nova unidade da Federação a ser acompanhada pelo sistema. No nível de intensidade, Goiás atingiu seca extrema no período.
Segundo, ainda, o monitoramento, se comparado com julho do ano anterior, as áreas com seca tiveram aumento em seis unidades. Em outras 14 não houve variação. Em 11 estados, 100% dos seus territórios registraram seca em julho, e os 9 demais apresentaram entre 57,6% a 99,3% de suas áreas afetadas pela seca.
O monitoramento da ANA, por meio do Monitor de Secas, abrange cinco regiões e o estado de Tocantins, única unidade da região Norte do País a ser monitorada. O resultado do monitoramento em julho pode ser acessado pelo site da ANA: monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás