SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE SEPLAN/ SEGPLAN
De acordo com a lei da Reforma Administrativa n° 17.257, de 25 de janeiro de 2.011 a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN) passa a denominar-se Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN).
Certificação NBR ISO 9001
ISO é a sigla da International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normatização), organização não-governamental, com sede em Genebra, na Suíça, que elabora normas internacionais. Ela integra ainda as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A Secretaria na busca da gestão pela excelência implantou seu programa da qualidade, norteada pelas diretrizes estabelecidas pelo PEG (Programa de Excelência na Gestão Pública) e PQGF (GESPÚBLICA) e também pela Norma NBR ISO 9001:2000, em alinhamento com as diretrizes governamentais.
A certificação ISO é importante porque representa um conjunto de critérios para garantir a qualidade que é aceita no mundo todo e contribui para aprimorar a organização interna, otimizar processos e recursos e ainda dar credibilidade à organização.
A SEPLAN/SEGPLAN, portanto, atende às normas internacionais, garantindo assim a qualidade de seus serviços, com redução de custos, benefícios para colaboradores, maior integração entre seus setores e maiores oportunidades de treinamento para sua equipe;
A exemplo de Goiás, que teve a primeira Secretaria de Planejamento da América do Sul a ser certificada, o Governo do Amazonas buscou a certificação pela NBR ISO 9001:2000 da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Na cronologia de sucesso a SEPLAN/SEGPLAN destacam-se os seguintes marcos:
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Obteve a certificação em dezembro de 2004 pela certificadora Internacional BVQI. Recebeu dois diplomas de certificação, um chancelado pelo Inmetro, e outro pelo UKAS Quality Management do Reino Unido, o que significa o reconhecimento dos processos de qualidade também na União Européia;
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Desde então, está sendo submetida anualmente à auditoria externa para garantir sua manutenção;
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Em novembro de 2006 teve recomendada à manutenção do certificado pela NBR ISO 9001:2008, concluindo assim seu ciclo de certificação;
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Em dezembro de 2007 a organização teve seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) recomendado a RECERTIFICAÇÃO NBR ISO 9001:2000 pela certificadora internacional BVQI;
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Em dezembro de 2008 teve recomendada sua 1ª supervisão do 2º ciclo de certificação da NBR ISO 9001:2008 (nova versão da NBR ISO 9001:2008 válida a partir de 28.12.2008) pela certificadora goiana ICQ – BRASIL.
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Em novembro de 2009 passamos pela 2ª supervisão do 2º ciclo de certificação.
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Em novembro de 2010 teve seu SGQ recomendado a RECERTIFICAÇÃO NBR ISO 9001:2008.
É importante ressaltar que o processo de manutenção da Certificação não pode sofrer descontinuidade e sim trabalhar na implementação da melhoria contínua deste. O INMETRO determina que anualmente os Sistemas de Gestão da Qualidade certificados sejam auditados para verificar a conformidade e aderência aos requisitos da atual norma NBR ISO 9001:2008.
Com a obtenção da certificação, estão de acordo com as normas de qualidade as seguintes atividades:
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Gestão dos sistemas estaduais de planejamento, orçamento e estatística;
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Fomento ao desenvolvimento do Estado de Goiás; *
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Operacionalização das decisões do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás orientadas ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste; *
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Elaboração, revisão e acompanhamento do Plano Plurianual do Estado de Goiás;
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Elaboração, Implantação e Operacionalização de Projetos de Irrigação.*
* Essas atividades após a Reforma Administrativa foram transferidas para outros órgãos da Administração Direta do Poder Executivo do Estado, e continuam no escopo de certificação até dezembro de 2011.
Princípios da Gestão da Qualidade
Oito princípios são utilizados para conduzir a organização à melhoria do seu desempenho. Estes princípios de gestão da qualidade formam a base para as normas de sistema de gestão da qualidade na família ISO 9001. São eles:
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Foco no cliente: As organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras dos clientes, seus requisitos, e procurem exceder as suas expectativas;
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Liderança: Os líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham o ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização;
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Envolvimento das pessoas: As pessoas de todos os níveis são a essência da organização, e seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam utilizadas para o benefício da organização;
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Abordagem do processo: O resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados por um processo;
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Abordagem sistêmica para a gestão: Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos;
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Melhoria contínua: Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente;
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Abordagem factual para tomada de decisão: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações;
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Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: A organização e seus fornecedores são interdependentes e a relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade de ambos em agregar valor.