Programa de Certificação em Gestão de Pessoas tem novas regras
O novo regimento apresenta reestruturação de cursos, alterações na carga horária e a inclusão de novos pré-requisitos; servidores devem se adequar às novas regras para obtenção da certificação
A Secretaria da Administração (Sead) publicou, nesta semana, a Portaria nº 1471/2024, que altera as regras para a obtenção da certificação em Gestão de Pessoas, concedida pela Diretoria Executiva da Escola de Governo, no Executivo estadual. O novo regimento apresenta atualizações no conjunto de formações que compõem a certificação, como reestruturação de cursos, alterações na carga horária e a inclusão de novos pré-requisitos. As mudanças passam a valer a partir da publicação da portaria. Com isso, os servidores que já iniciaram a formação deverão se adequar às novas regras para a obtenção da certificação.
Para receber o certificado, o servidor deve realizar uma trilha de formações que compõem o programa: Estruturante, Gestão Estratégica de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Gestão de Talentos. Tratando-se da formação Estruturante, que é constituída por sete cursos, o novo regramento estabelece uma série de mudanças, como:
- Alteração na carga horária mínima, que passa de 150h para 158h;
- Redução na composição de cursos, que passa de 8 para 7 cursos;
- Substituição do curso Gestão de Competências pelo curso Gestão do Conhecimento;
- Acréscimo da carga horária do curso BI na Gestão de Pessoas, aumentada de 12h para 20h;
- Alterações no curso Projeto Prático, que passa de 20h para 32h,
- Inclusão de novos pré-requisitos: Excel Avançado ou aprovação no Teste de Nivelamento no AVA; conclusão dos cursos listados no Art.5º (I a IV) e cumprir no mínimo 62h nas demais formações.
A formação em Gestão Estratégica de Pessoas teve alteração em sua carga horária, aumentando de 96h para 124h. Outra modificação feita é a substituição do curso de Gestão do Conhecimento pelo curso Gestão de Competências, ambos com carga horária de 20h. O curso Gestão e Controle da Folha de Pagamento e Gestão e Controle da Frequência, que antes integrava a formação Estruturante, agora faz parte da formação em Gestão Estratégica de Pessoas e foi desmembrado em duas capacitações distintas.
Lançado em 2023, o programa de Certificação em Gestão de Pessoas é voltado para servidores com atuação nas gerências de pessoas, garantindo aos profissionais um amplo conhecimento para melhoria da qualidade e eficiência de processos e procedimentos inerentes à área, tornando-a mais efetiva, estratégica e empática. Para ingressar no programa, os interessados devem acessar o Portal do Aluno.
Confira na íntegra as novas regras:
Secretaria da Administração – Governo de Goiás