Monitores de Projetos
Para cada Programa Integrador, haverá um monitor, lotado na SEGPLAN, que será o contato para orientação aos envolvidos nos Programas. As tarefas dos monitores incluirão:
– Planejamento: auxiliar na elaboração e adequação da metodologia de gerenciamento de projetos, políticas de gerenciamento e execução de projetos, procedimentos, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos, auxiliar o gerenciamento dos recursos compartilhados entre todos os projetos, coordenar as comunicações entre projetos.
– Monitoramento de Projetos: acompanhar o andamento de um ou mais Projetos. Tal acompanhamento envolverá a orientação com relação às práticas de elaboração, planejamento, execução e gerenciamento de projetos, avaliação do andamento do projeto com relação ao planejado (qualidade, prazos, custos), reporte de informações sobre o projeto, o suporte aos líderes de programas e responsáveis pelas ações. Envolverá, ainda, recomendações de ações para correção de problemas.
– Execução dos Projetos: auxiliar o Líder de Programa na elaboração, gerenciamento e execução dos Programas subordinados, a fim de atingir os objetivos do Programa Integrador. Assegurar a realização dos projetos que compõem o Programa Integrador dentro dos padrões de desempenho relacionados às metas, prazos e custos, exigindo a integração de todos os fatores concorrentes, como: administração da comunicação, recursos humanos, contratos, materiais e riscos.
Atribuições:
* Realizar o monitoramento intensivo e global dos programas e dos principais instrumentos utilizados nos processos de planejamento e gerenciamento;
* Orientar a equipe do projeto com relação às práticas de elaboração, planejamento, execução e gerenciamento de projetos, avaliação do andamento do projeto com relação ao planejado (qualidade, prazos, custos), reporte de informações sobre o projeto;
* Realizar as reuniões técnicas de acompanhamento mensais com a equipe do projeto;
* Acompanhar as reuniões bimestrais e quadrimestrais de reporte de informações dos Programas.