Governo de Goiás inicia processo de transformação para simplificar serviços do Detran-GO

Acordo viabiliza digitalização de procedimentos para modernizar o atendimento ao cidadão. A reunião contou com a presença dos titulares dos órgãos envolvidos na proposta

O Governo de Goiás realizou, nesta quinta-feira (05/08), a primeira reunião da jornada de transformação do EXPRESSO no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) disponíveis no programa Expresso. As ações presentes nesse plano visam simplificar e ampliar a oferta do serviço público de qualidade ao cidadão por meio da digitalização de procedimentos, de forma simples e moderna. Um pacto foi firmado entre Secretaria da Administração (Sead), Detran-GO, Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Casa Civil e Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) para a viabilização do processo, com metas e objetivos a serem cumpridos mensalmente.

O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, abriu o encontro mencionando a amplitude de atendimentos do Detran-GO que estão disponíveis e que estão entre os mais demandados pela população tanto no Vapt Vupt quanto no Expresso. “O processo de transformação digital é crucial”, afirmou o titular da Secretaria da Administração (Sead) na ocasião. O evento contou ainda com a presença do titular da Sedi, Márcio César Pereira, e do presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva.

Para a transformação dos serviços, serão desenvolvidas duas frentes de atuação. A primeira será realizada por meio da parceria entre Sead e Detran-GO. Os órgãos vão avaliar as etapas do procedimento e as oportunidades de simplificação. A meta é que 12 serviços de atendimentos da autarquia passem por esse processo até abril de 2022, definidos de acordo com critérios de prioridade.

Paralelamente, a digitalização será feita pela Sedi, responsável por coordenar a digitalização dos serviços na plataforma Expresso, junto com as áreas de tecnologia dos órgãos e entidades estaduais. O objetivo é disponibilizar 30 novos serviços digitais do Detran-GO no Expresso até junho de 2022.

Todo esse processo, está sendo desenvolvido por uma rede composta por 32 servidores públicos do DETRAN, o foco é tornar os atendimentos estaduais mais simples e acessíveis para todos os goianos, principalmente com a ampla oferta de canais de interação (app, portal e totem).

Oficina

Ainda nesta quinta-feira, equipes da Sead e do Detran-GO promoveram a primeira oficina do plano de transformação e desenvolveram ações para entender a jornada do usuário do serviço Obter a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a partir dela propor a simplificação da burocracia envolvida no serviço. Hoje, o atendimento compreende quatro etapas de interação presencial.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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