Governo de Goiás inicia acompanhamento psicológico de servidores do Executivo

O projeto é o primeiro e mais amplo nível de atendimento psicológico dedicado exclusivamente aos servidores públicos estaduais. Ao todo, 11 profissionais da área da psicologia lotados em seis secretarias de Governo atuam no atendimento

Programa de Acolhimento ao Servidor – PAS, projeto implantado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), iniciou suas atividades de atendimento psicológico aos servidores públicos na segunda-feira, 21 de setembro. No atendimento direto ao servidor, o Governo disponibilizou 11 profissionais da área de psicologia que atuam, além da Sead, em outros cinco órgãos do Estado, Secretarias da Saúde (SES), Economia e Geral da Governadoria (SGG); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O PAS tem como objetivo oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo Estadual, de forma a ajudá-los a superar o mal-estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto atual e foi idealizado em três frentes de atuação. Na primeira etapa, o Programa tem ações psicoeducativas, já iniciadas desde maio de 2020 com a realização de lives, divulgação de vídeos e posts nas redes sociais da pasta @seadgoias e da Escola de Governo @escoladegovernogo.

Nas frentes 2 e 3 do PAS, com início nesta segunda-feira, serão realizados os atendimentos diretos aos servidores. A frente 2 será o primeiro e mais amplo nível de atendimento, dedicado ao acolhimento da demanda espontânea, em que serão oferecidos os cuidados psicológicos iniciais, com escuta empática e apoio emocional, tendo duração prevista de até 30 minutos de conversação. Nesta frente, também será realizada uma triagem e, dependendo da necessidade de cada servidor, oferecido novo atendimento a ser agendado diretamente com um profissional psicólogo.

Servidor público há 30 anos, o policial militar que atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus com ações conduzidas pela Segurança Pública, César Augusto Ferreira Maciel parabenizou a iniciativa do governo, destacando que foi a primeira vez enquanto servidor público, que recebeu um apoio psicológico especializado e direcionado. “Nunca vi isso acontecer em 30 anos de serviço público. É bom saber que o Estado tem se preocupado em nos dar esse apoio profissional. Gostei muito do atendimento. Me senti amparado e a conversa com o psicólogo foi ótima, me tranquilizou e ajudou a aliviar um pouco da tensão do dia a dia de trabalho, principalmente agora que estamos vivendo essa pandemia”, testemunhou. 

A frente 3 promoverá os atendimentos agendados após triagem realizada pelo atendente da frente 2, e será voltada ao apoio especializado para casos mais críticos, tendo duração prevista de até 50 minutos de conversação. Nas situações em que forem identificadas a necessidade de acompanhamento psicológico contínuo será feita a orientação para a rede externa (assistenciada pelo SUS e rede privada).

O acesso inicial aos atendimentos do PAS será realizado pelo chat disponível no site da Sead e a conversação será realizada por videoconferência.

O atendimento será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

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