Economia e trabalho dedicado ao cidadão é tema de artigo do chefe de comunicação setorial da Sead

Reduzir gastos e entregar cada vez mais serviços de qualidade ao cidadão é o compromisso do Governo de Goiás. Missão que está sendo garantida com empenho pelos integrantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead) por meio de modernizações, atenção aos servidores e minucioso trabalho de controle de gastos com folha de pagamento. A análise foi tema abordado pelo chefe da comunicação setorial da Sead, Fabrício Arruda, em artigo publicado no dia 14 de novembro, no caderno Opinião do Diário da Manhã.

Com a implantação da Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional e a nova regulamentação da assistência pré-escolar, a atual gestão tem se dedicado à qualificar e valorar os servidores públicos estaduais no esforço para assegurar melhoria no atendimento à população goiana. Além disso, a atualização dos sistemas e auditorias no controle da folha de pagamento proporcionaram uma economia de mais de R$ 180 milhões em despesas impróprias em apenas 12 meses.

Confira o artigo na íntegra

Gestão estadual comprometida com o cidadão

Todo o esforço da gestão estadual para otimizar o funcionamento das estruturas e propiciar melhores entregas aos cidadãos e a capacidade técnica dos gestores e colaboradores do Estado têm como consectário um leque de avanços que ficará como legado para as próximas gerações. A sensibilidade do governador Ronaldo Caiado, expressa nas ações de valorização dos servidores e transparência no uso dos recursos, por exemplo, encetou uma nova cultura na administração pública, que não admite mancomunação política e favorecimentos individuais em detrimento da coletividade.

A recente publicação da regulamentação da assistência pré-escolar para os servidores do Executivo é mais uma comprovação da atenção com os colaboradores estaduais. O benefício foi ampliado e abrangerá uma faixa maior de funcionários do Estado, com remuneração de até R$ 5.500, que receberão um auxílio de R$ 200 por dependente com idade entre seis meses e cinco anos. É, indubitavelmente, um investimento social que reduz desigualdades e avaliza que tenhamos profissionais mais qualificados no futuro.

Em confluência ao reconhecimento da importância dos servidores para o desenvolvimento do Estado, o governo anunciou ainda a Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, mais uma importante ferramenta de qualificação continuada dos colaboradores estaduais. O intuito é aperfeiçoar a relação com os cidadãos, assegurando mais qualidade nos serviços e atendimentos à população.

Os avanços podem ser observados também no meticuloso controle da folha de pagamento, responsável por uma economia aproximada de R$ 800 milhões no período entre setembro de 2019 e agosto de 2020, de acordo com o Relatório de Gestão Fiscal do segundo quadrimestre de 2020 do Poder Executivo. A conquista é fruto de ações grandiosas encabeçadas pela Secretaria da Administração (Sead), como a Reforma Administrativa e a modernização do Estatuto do Servidor. 

Em tempos de necessário comprometimento com os princípios de austeridade e desvelo com a coisa pública, a Sead adotou ainda ações preventivas de controle da folha de pagamento, que incluem, entre outros, modernização dos sistemas e auditorias, o que coibiu mais de R$ 180 milhões em despesas impróprias no espaço de 12 meses. A destreza do secretário da Administração, Bruno D’Abadia, e o elevado nível técnico do quadro de colaboradores da pasta são pontos altos da gestão estadual e têm auxiliado o governador Ronaldo Caiado a liderar importantes agendas em áreas estratégicas como segurança pública, saúde e educação. O compromisso com o cidadão goiano é gastar menos, entregando mais.

Fabrício Arruda é chefe da comunicação setorial da Secretaria da Administração de Goiás (Sead)

Governo na palma da mão

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